Nesta secção vamos contar-lhe todos os pormenores sobre a criação, o funcionamento e a atualidade do Instituto Latino-Americano de Psicanálise.(ILAP)
O que é o ILAP?
A International Psychoanalytic Association (IPA), fundada por Sigmund Freud em 1910, foi replicada em muitos países com o objetivo de formar psicanalistas e difundir a psicanálise.
Nos países latino-americanos que ainda não possuem sociedades da IPA – FEPAL (Federación Psicoanalítica Latinoamericana) o ILAP (Instituto Latinoamericano de Psicoanálisis) cumpre a função de formar psicanalistas, com base nos critérios definidos pela IPA, além de trabalhar na divulgação da psicanálise.
Em janeiro de 2006, a Associação Psicanalítica Internacional e a Federação Psicanalítica Latino-Americana assinaram o Memorando de Entendimento que deu origem ao Instituto Latino-Americano de Psicanálise.
Assim, como instituto de formação de psicanalistas da IPA e da FEPAL, a base da excelência formativa é a articulação de três áreas de prática: Análise Pessoal, Teoria e Supervisão da análise clínica. Este é o eixo do Modelo ILAP, o tripé clássico sobre o qual se baseia toda a transmissão da psicanálise nos Institutos da IPA.
O ILAP realiza, dentro das condições especiais de formação à distância geográfica, um trabalho inaugural em cada um dos países, com o objetivo de conseguir a melhor formação possível e a maior simultaneidade possível das três zonas referidas.
Atualmente, o ILAP trabalha nos seguintes países: Bolívia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras (Tegucigalpa e San Pedro Sula), Nicarágua e Porto Rico.

