Adeus a Marcelo Viñar (1936-2025)

Esta seção do nosso site foi criada com o profundo desejo de oferecer um espaço de encontro e consolo para todos aqueles que compartilharam momentos com Marcelo Viñar. Convidamos você a navegar pelas diversas homenagens prestadas pelas sociedades e associações membros da FEPAL

Palavras de Despedida da Comissão Diretiva da FEPAL

“Viver a vida vale a pena…”, disse Marcelo Viñar (1936-2025) alguma vez, e suas ações — que transformaram pessoas e instituições por onde passou — comprovaram isso amplamente.

Médico, psicanalista didata, membro da Associação Psicanalítica do Uruguai, da qual foi presidente; representante da América Latina no Board da Associação Psicanalítica Internacional; presidente da FEPAL, deixou um legado de reflexões e transformações institucionais de longo alcance que ainda hoje reverberam na comunidade psicanalítica.

Abrir a psicanálise ao campo social e colocar os adolescentes no centro das preocupações de nossa disciplina o levou a construir uma obra escrita sólida, bem como a manter uma presença constante em conferências, onde sua palavra — amável e cadenciada, mas ao mesmo tempo contundente e implacável — sempre gerava ideias provocadoras naqueles que o escutavam ou liam.

Um fraterno abraço à sua família, seus amigos, colegas e a toda a comunidade. Sua obra e seus dias nos permitem parafrasear suas palavras: viver a vida, como fez Marcelo, vale a pena.

Comissão Diretiva da FEPAL


Condolências da Sociedade Freudiana da Cidade do México

Condolências da Associação Psicanalítica Argentina (APA)

Condolências da Associação Psicanalítica Mexicana (APM)

Condolências da Sociedade Psicanalítica de Caracas (SPC)

Condolências da Associação Psicanalítica do Chile (APch)

Condolências da Sociedade Psicanalítica do México (SPM)

Condolências da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro – Rio 1 (SPRJ)

Nota de condolências da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI)

Com imensa tristeza, soubemos do falecimento de Marcelo Viñar.

Ao longo de sua trajetória, Marcelo deixou marcas profundas por onde passou — tanto nas instituições que ajudou a construir e transformar, quanto nas pessoas que o ouviram, leram ou estiveram próximas de seu pensamento.

Seu estilo — firme e sereno, generoso e rigoroso — atravessava suas palavras, seus escritos e sua escuta. Marcelo foi mestre de muitos, interlocutor de todos, e seguirá sendo uma referência ética e teórica fundamental para nossa prática.

Nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas uruguaios e com toda a comunidade psicanalítica neste momento de luto. Viñar viveu com lucidez, compromisso e paixão.

Com profundo respeito e afeto,

Diretoria Febrapsi

Nota de condolências da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)

Aos colegas da Associação Psicanalítica do Uruguai e FEPAL,

Em meu nome e em nome da Diretoria da SBPSP, de nossos membros e membros filiados, envio os mais profundos sentimentos aos colegas e amigos da Associação Psicanalítica do Uruguai (APU) e da Fepal pela dolorosa perda do nosso querido colega Marcelo Viñar.

Marcelo foi um grande amigo,  uma das mais expressivas lideranças psicanalíticas  da América Latina das últimas décadas, sempre em instigante diálogo com os colegas de São Paulo.

Sentiremos imensamente a sua falta e seremos eternamente gratos por toda a sua contribuição!

Magda Guimarães Khouri
Presidente da SBPSP

Nota de condolências da Sociedade Psicanalítica de Brasília (SPBsb)

A Sociedade Psicanalítica de Brasília (SPBsb) expressa seu profundo pesar pelo falecimento do psicanalista uruguaio Marcelo Viñar em junho de 2025.

Viñar foi uma das vozes mais lúcidas, corajosas e comprometidas com o entrelaçamento da psicanálise, dos direitos humanos e da memória histórica na América Latina. Sua trajetória é marcada pela escuta clínica sensível, pelo compromisso ético e pela capacidade de fazer da psicanálise uma ferramenta viva para a reflexão crítica sobre o sofrimento humano, a infância marginalizada e ofendida, a xenofobia, a intolerância e a violência social, temas que hoje nos são tão caros.

Ele deixa um legado inegável às novas gerações de psicanalistas, especialmente àqueles que se dedicam a pensar as conexões entre subjetividade, política e responsabilidade coletiva.

Em sua homenagem, compartilhamos um de seus pensamentos que expressa sua coragem e generosidade intelectual:

“De qualquer forma, a crença em um inconsciente aberto ao mundo ou em outro trancado na caldeira fervente da impulsividade não passa disso, uma crença e um debate abstrato e retórico. Pessoalmente, gosto de olhar para além das fronteiras, e todo mundo sabe que nos divertimos mais com a transgressão do que com a obediência. De qualquer forma, incluir os direitos humanos como tema a ser pensado a partir da psicanálise implica reinterrogar e questionar, talvez descentrar certos pilares básicos do edifício teórico de nossa disciplina, e isso deve ser sempre feito com cuidado.”

Para saber mais sobre o legado e a obra de Marcelo Viñar, clique AQUI

A SPBsb expressa sua solidariedade à família, colegas e amigos, e une-se à comunidade psicanalítica latino-americana neste momento de luto e memória.

Condolências da Sociedade Psicanalítica Argentina (SAP)

A Diretoria da Sociedade Psicanalítica Argentina recebeu com pesar a notícia do falecimento do colega e Mestre Marcelo Nelson Viñar Munichor, ex-Presidente da FEPAL e ex-Presidente e Membro Honorário da APU,

Em nome dos membros e analistas estagiários de nossa instituição, enviamos calorosas saudações à Diretoria da FEPAL e aos membros da Associação Psicanalítica do Uruguai, aos seus familiares e amigos neste momento de dor.

Despedimo-nos com carinho do nosso querido Dr. Marcelo Viñar.

Lic. María Haydée Canteli -Presidente

Ana María González- Secretária

Palavras de despedida da APdeBA

Ele vestiu seu pesado casaco marrom, ajeitou o lenço no pescoço (Montevidéu estava fria), alisou seus cabelos cacheados e rebeldes, despejou a água quente na garrafa térmica e, com seu mate com a erva umedecida, abriu a porta e saiu para encontrar a lembrança eterna. Marcelo Viñar partiu.

Nossas sentidas condolências à Associação Psicanalítica Uruguaia.

A APdeBA e toda a Psicanálise o despedem com amor e gratidão.

Atenciosamente,

Comissão Diretiva da APdeBA

Palavras de homenagem de Serapio Marcano

O documento “Pensar a prática psicanalítica num mundo polarizado” pode ser consultado aqui.

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.