Nós, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais, parceiros da FEBRAPSI na organização do XXVII Congresso Brasileiro de Psicanalise, gostaríamos de convida-los a estar conosco no XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise O Estranho – Inconfidências, que ocorrerá de 18 a 22 de junho de 2019, em Belo Horizonte. Estamos organizando um evento que será rico em trocas e experiências científicas. Um encontro onde será também possível apreciar as belezas de Minas Gerais, como as cidades históricas, o Inhotim, maior Museu a céu aberto do mundo, as belas montanha de Minas e sua deliciosa gastronomia.
Com nove eixos de discussão, tais como: pensando a psicanálise, psicanálise e cultura, a clínica psicanalítica, o uso de tecnologias, a comunidade e o social, a infância e a adolescência e etc, que pretendem propiciar trocas conceituais e clinicas, profundas.
Para aproveitarmos de diversas maneiras este momento de oportunidade cientifica nos dias 18 e 19 de Junho ocorrerão os Working Parties que já fazem parte da tradição do congresso; e no dia 18 ocorrerá um encontro da arte com a psicanálise no Inhotim, numa atividade que aquecerá para o que virá nos dias do congresso.
Durante o mesmo, serão oferecidos vários cursos, ministrados por psicanalistas e acontecerão mais de 110 mesas redondas, compostas por colegas de diferentes federadas. Além disto, novas atividades estão sendo criadas , dentre elas, ocorrerão os Diálogos, onde dois psicanalistas experientes farão um diálogo sobre algum tema psicanalítico produzindo um encontro fértil para novos pensamentos. Em Reflexões será o momento onde psicanalistas convidados, discorrerão sobre um tema referencia de seu conhecimento.
Enfim, o Congresso Brasileiro será um momento para se falar das experiências da/na clínica, e o que as mesmas nos mobilizam a pensar, podendo discutir e melhor aprender inclusive, sobre os considerados Casos Fracassados, e por que “fracassam”. Portanto, além de Exercícios Clínicos e Estudo de Casos, teremos espaço para pensar nas situações clínicas que mobilizam o desejo de melhor entender o que não deu certo. Haverá também um espaço para também se pensar sobre o que não é Psicanálise.
Assim, convidamos todos a prepararem seus Temas Livres! Venham estar conosco para pensarmos e refletirmos juntos, criando uma psicanalise cada vez mais introjetada neste processo de compartilhamento de conhecimento e experiências, adentrando o “Estranho” e o tornando mais significativo e detectável em nosso trabalho para que seja um instrumento de crescimento e que sejamos Inconfidentes.
Marília Botinha
Coordenadora de Divulgação do Comitê Local da SBPMG.