XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise “O Estranho – Inconfidências”

Data: 18 a 22 de junho de 2019
Lugar: Ouro Minas Palace Hotel – Av. Cristiano Machado, 4.001 – Belo Horizonte, MG, Brasil

Descrição:
Estamos em plena organização do XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise O Estranho – Inconfidências (http://congressofebrapsi2019.com.br), que ocorrerá de 18 a 22 de junho de 2019, em Belo Horizonte. Nosso objetivo é planejar e preparar um encontro que seja rico em trocas e experiências científicas, e prazeroso no reencontro com amigos que a psicanálise construiu. E por que não apreciar as belezas que Minas Gerais nos oferece? Queremos, com esse intuito, dividir com todos nossa programação, para que também possam se planejar e preparar para o nosso evento.

Os Working Parties já fazem parte da tradição do congresso e ocorrerão nos dias 18 e 19 de junho. Além dos WPs, preparamos uma atividade científica em Inhotim. Para quem desejar, estamos organizando um encontro da arte com a psicanálise, no dia 18 de junho, para o qual o cenário de Inhotim fará a moldura, proporcionando um aquecimento para os próximos dias de debates e encontros científicos.

O Congresso oferecerá vários cursos ministrados por psicanalistas e mais de 110 mesas redondas, compostas por colegas de diferentes federadas, com o intuito de trocar experiência e mostrar como psicanalistas de cada região do país estão trabalhando e pensando a psicanálise brasileira.

Estamos criando novas atividades, dentre elas destacamos os Diálogos, encontros nos quais colegas irão expor convergências e divergências de pensamentos. Nesta atividade dois psicanalistas experientes farão um diálogo sobre algum tema proposto pela comissão científica da Febrapsi, propiciando um encontro fértil para novos pensamentos.

Reflexões é o espaço que reservamos para psicanalistas convidados, para que possam discorrer sobre um tema de seu profundo conhecimento e discutir com a plateia, numa conversa “de pai para filho”.

O congresso é um momento para se falar das experiências da/na clínica, e isso nos mobiliza a pensar, conversar e aprender sobre os considerados Casos Fracassados, e por que “fracassam”. Portanto, além de Exercícios Clínicos e Estudo de Casos, teremos espaço para pensar nas situações clínicas em que a sensação é a de que algo não deu certo. Fracassam? Além disso, sentimos a necessidade de Conversar sobre o que não é Psicanálise. Bem como conversar com quem está começando o trabalho clínico. Quantas dúvidas existem!

Preparem seus Temas Livres! Temos lugar para quem desejar mostrar como vem estudando, trabalhando, pensando, enfim, criando a nossa psicanálise, para que não seja tão “Estranho” entre nós e que sejamos Inconfidentes.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.