Sky Mirror (2006), de Anish Kapoor
Eu já estou com o pé nessa estrada
Qualquer dia a gente se vê
Sei que nada será como antes, amanhã
Que notícias me dão dos amigos?
Que notícias me dão de você?
Alvoroço em meu coração
Amanhã ou depois de amanhã
Resistindo na boca da noite um gosto de sol*
Se num primeiro momento o coronavírus nos golpeou e nos pôs a nocaute, agora, estamos na fase da dor crônica, tentando acalmar as feridas e buscar significados para este momento inusitado. Talvez por isto este boletim, mais do que tudo, tem a função de comunicar aos colegas que estamos com o pé na estrada e Calibán caminha.
Importante apresentar à comunidade Fepal alguns dos caminhos que estamos trilhando e que pretendemos trilhar.
Com os tempos transtornados que nos chegaram, trazidos pelos ventos deste vírus, o site calibanrlp.com inaugurou a seção Notas para um mundo transtornado.
Artigos de colegas nos inspiram a resistir e buscar nesta noite que vivemos um gosto de sol.
Também, fundamentalmente, estes textos nos permitem preservar a ideia de uma comunidade psicanalítica e nos assegurarmos do pertencimento a este grupo, tão necessário em momentos de isolamento social.
Com o fechamento das sociedades, procuramos abrir outras portas e algo novo se instituiu: as apresentações por plataformas online.
Seguindo este caminho, convidamos a todos para uma atividade aberta que acontecerá pela plataforma Zoom em 12/06/2020, das 9:00 às 11:00 horas (horário Uruguai). Nesta ocasião haverá um diálogo entre o sociólogo argentino Ezequiel Ipar e dois colegas da APU, Marta Labraga e Javier Garcia. Esta é uma atividade científica da APU que Susana Balparda, sua diretora científica, gentilmente abriu para a comunidade Fepal.
Nosso convidado, Ezequiel Ipar, é autor do artigo Discursos do ódio e mercados da crueldade publicado na seção Dossiê do recente número PAIXÃO.
Este número está aguardando a abertura das sociedades para ser enviado e chegar às mãos dos leitores, no entanto, o artigo de Ipar esta disponível no site de Calibán para que todos possam lê-lo e participar do diálogo.
FRONTEIRAS, número que está em vias de ser finalizado terá, entre outros, artigos que nos propõem refletir sobre as tantas fronteiras moventes que se exacerbaram impulsionadas pelo novo coronavírus.
E por fim, convidamos a todos a enviarem até 30 de Junho de 2020, trabalhos para o próximo número de Calibán, RLP, cujo tema, EFÊMERO, impõe-se em uma atualidade que nos sobressalta.
Fazemos deste Boletim um veículo para transmitir a continuidade do trabalho de Calibán como um motor de intercâmbio entre as sociedades da América Latina.
Esperamos ter sua companhia nesta estrada.
* Trecho da composição Nada será como antes de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos do álbum Clube da esquina disponível em https://youtu.be/7XFCZ75468c