Tomemos o desafio, a crise como oportunidade

Lançamento do 34° Congresso da FEPAL: Tansitoriedades / Incertezas. Cidade do México, de 21 a 24 de setembro de 2022.

Serão dias de intenso trabalho de reflexão e intercâmbio, com painéis que apresentarão diferentes pontos de vista. Haverá mesas em torno dos temas escolhidos por todas as sociedades. São questões de absoluta validade e atualidade, como a transitoriedade em todos os seus aspectos e a profunda incerteza que vivemos durante todos esses longos meses de pandemia, na qual ainda estamos imersos.

É com mais do que uma ânsia renovada que os psicanalistas latino-americanos querem se encontrar verdadeira e fraternalmente no México, para elaborar os efeitos do luto pela pandemia, depois de vencida.

A pandemia nos atingiu de vários aspectos, nos assustou. Além de doer, nos deixou também mais pensativos. Como vamos viver juntos novamente? Como enfrentaremos esse tempo que ruge descaradamente, que nos aproxima da transitoriedade, potencializando experiências de desamparo?

A Psicanálise como prática transitória, sempre trabalhando a incerteza, a transformação dos sujeitos, renova seu dispositivo a partir das circunstâncias, dos acontecimentos de uma época, mas também caso a caso, em diálogo com a clínica e com a cultura.

Desde o seu olhar agudo, que questiona os pressupostos em que se baseia a subjetividade, a Psicanálise é um campo de processamento de mudanças e deslocamentos de paradigmas, de modo que em uma situação de crise radical, fecunda uma crise que desafia as posições do analista e do analisando, com novas subjetividades, transformações sociais e uma profundidade antes desconhecida.

Aceitemos então o desafio, a crise como oportunidade, para que o impensável tenha o seu lugar a ser enfrentado, no quadro da FEPAL na sua conformação polifónica.

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Crianças e Adolescentes | Associação Psicanalítica Argentina. “Uma Fronteira em Debate à Procura de um Horizonte Possível”.
X