A Semana Santa é uma época muito celebrada na América Latina, onde a cultura, a religião e a arte se juntam. Aqui estão algumas das particularidades de cada país, os seus rituais, comidas típicas e costumes cheios de cor, fervor e riqueza cultural.
#Equador: Durante a Semana Santa no Equador, toda a cidade e as ruas estão cheias de púrpura. As pessoas vestem-se desta forma para representar pecadores e mártires, são chamados “cucuruchos” (que significa “cone”), as suas roupas são roxas escuras com capuzes de cone a cobrir os seus rostos. (…)
#México: A reencenação mais famosa é a de Iztapalapa, onde um jovem é escolhido para recriar os últimos momentos da vida de Jesus. Esta tradição é um património cultural intangível do México desde 2012. (…)
#Chile: A região chilena de Valparaíso tem uma grande diversidade de tradições pascais. Em “La quema de Judas” (a queima de Judas), fazem um boneco de quatro metros de comprimento representando Judas. Depois, todos escrevem os seus pecados num pedaço de papel e depositam-nos no corpo do boneco. (…)