Temos o prazer de informar que a Reunião de Diretores do Instituto, das sociedades componentes da FEPAL, foi realizada no dia 30 de abril.
Após os últimos dois anos, em que a transmissão da psicanálise se sustentou em condições inusitadas, este encontro foi convocado para troca de experiências e, a partir daí, reflexões sobre o futuro da formação psicanalítica na América Latina.
Os eixos centrais do diálogo foram dois, a partir dos quais o trabalho em pequenos grupos possibilitou a todos a troca de ideias e propostas.
Esses eixos foram:
- O campo virtual na transmissão da psicanálise: Considerações para o futuro a partir da experiência que estamos passando.
- Cultura, Comunidade e Transmissão da Psicanálise.
Depois dos horizontes que se abriram com o trabalho remoto nos três eixos do tripé, e agora com o retorno ao presencial, o diálogo interinstitucional é de grande importância, o que permite ampliar e ao mesmo tempo aprofundar qualquer perspectiva.
Da mesma forma, tem sido importante o diálogo em torno do lugar que o campo comunitário ocupa na formação psicanalítica.
O que surgiu dessa Reunião de Diretores do Institutos será retomado no próximo Congresso Didático, que acontecerá no âmbito do Congresso da FEPAL.
Equipe da Comissão de Formação e Transmissão da Psicanálise
FEPAL