RESSIGNIFICANDO/REVITALIZANDO O PAPEL DA ESCOLA NO LAÇO SOCIAL

Grupo de Estudos de Psicanalistas na Comunidade

Em março de 2020, a OMS anunciou que a Covid-19 poderia ser caracterizada como uma Pandemia. A partir dessa definição, o mundo inteiro entrava em isolamento social, preventivo e obrigatório.

Só então nos demos conta de que o desenvolvimento da educação, ligado aos estabelecimentos escolares, não seria possível, e surgiram questões que ainda não têm respostas.

O silêncio durante a pandemia se tornou mais profundo quando se deixou de ouvir as vozes dos alunos comparecendo a suas escolas. Ao ver os prédios fechados, entendemos então que a organização de nossas vidas permanece profundamente ligada às instituições de ensino.

A educação está hoje no centro da cena, junto com as políticas de saúde, o prejuízo à economia, a violência doméstica e social. A falta de presença nas escolas confronta-nos com problemas graves e preocupantes, como os aspectos que ameaçam a sobrevivência dos alunos e das suas famílias. A falta de interação prejudica o estabelecimento de vínculos tão necessários ao desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes, e sabemos que a desigualdade social se aprofundou ainda mais.

As propostas educacionais durante o fechamento das escolas não foram homogêneas. Foi justamente nos setores vulneráveis que mais se evidenciou a necessidade de reformular políticas que mudassem o estado das coisas, proporcionando possibilidades inclusivas para alcançar oportunidades iguais.

Mas como vamos educar bem, isolados e com medo? Sabemos que dessa forma não vamos construir vínculos adequados. No entanto, consideramos necessário apresentar uma visão esperançosa, propondo construir algo melhor, um cenário onde a justiça social e a educação deem sentido ao que fazemos.

É animador perceber que aprendemos muito, entendendo em primeiro lugar o profundo significado social que a escola tem como instituição, ao mesmo tempo que nos convencemos de que o mundo não vai acabar e por isso é importante continuar nos educando.

Como psicanalistas, sabemos que a exclusão produz danos significativos ao psiquismo e que também precisamos sair de nossos âmbitos frequentes e armar dispositivos no território para que a assistência seja eficaz, para que promova o aparecimento de padrões representacionais que diminuam o efeito desestruturador da realidade social traumática. A inter-relação entre psicanalistas, educadores, crianças e famílias cria, assim, um espaço compartilhado, no qual a experiência pode se tornar palavra.

É por isso que a partir das nossas instituições de pertença desenvolvemos programas de Apoio Emocional e de atenção adaptados às novas realidades, oferecemos escutas e intervenções que, por um lado, se apresentam como um continente para a angústia de indefesos e ao mesmo tempo validam o verdadeiro trabalho de recuperação.

A reinvenção no campo educacional em seus diferentes níveis coincidiu com a reinvenção de nossas tarefas de analistas, ao se propor revisar técnicas e delimitações. Nossas práticas também experimentaram abusos, enganos e violências semelhantes aos vividos por menores diante do uso da tecnologia. Nossos espaços científicos foram hackeados, mas como as novas propostas educacionais, nós, como trabalhadores da saúde, também devemos manter as novas propostas para não favorecer a exclusão.

A pandemia nos obrigou a recuar, a pensar de novo os nossos vínculos, a nos proteger e a proteger outros, a partir do isolamento, com todas as consequências que isso acarreta tanto para os adultos como para as crianças. O espaço físico e emocional que a escola proporcionava teve de ficar em suspenso, e o ensino virtual e a dupla função que os pais assumiram, como pais e educadores, tiveram elementos de aprendizagem e outros de grande frustração para todos os envolvidos.

Certamente não retornaremos à educação ou à psicanálise anteriores à pandemia, mas também podemos resgatar a utopia de trabalhar pela inclusão, considerando que as crises sempre representam também oportunidades, e que neste sentido a psicanálise pode contribuir para a educação e transformar, enquanto por sua vez se transforma, para se adaptar aos novos tempos e às novas necessidades.

A escola tem um papel transcendente na estruturação da subjetividade. É um espaço extrafamiliar, terreno fértil para o crescimento intelectual, maturacional e social. Nos setores vulneráveis, ela ocupa o papel de abrigo social, dando espaço de oportunidade para sair da marginalidade e dos riscos que isso implica. É um espaço de socialização entre os jovens, que permite a aprendizagem de aspectos indispensáveis para se viver em sociedade: solidariedade, competição, construção de vínculos.

Para que a escola promova vínculos de esperança, seria imprescindível a criação de espaços onde se escutar as ansiedades dos educadores. Essa pode ser uma das contribuições das instituições psicanalíticas em sua interação com o meio social onde se inserem.

Outro dispositivo imprescindível para a reabertura das escolas seria que todos os educadores estivessem vacinados, como mais uma forma de reconhecê-los como sujeitos indispensáveis para amenizar os danos causados pelo isolamento social em crianças e adolescentes.

A psicanálise que interage com a comunidade tem o poder para revitalizar o espaço educativo, dá um lugar ao desejo de ensinar, aprender e confiar. A escuta/ação psicanalítica pode compreender os emergentes que vão surgindo em sala de aula, pode conter as ansiedades de alunos e docentes, incluindo também as famílias e a comunidade onde circula. Promovendo assim um espaço de pensamento sem julgar, onde predomina o cuidado e a contenção, chegando a espaços impossíveis a partir do consultório.

A interface com os educadores tem proporcionado, aos psicanalistas e às suas instituições de pertença, a possibilidade de rever seus laços sociais com a comunidade, a fim de ampliar e aprofundar seus conhecimentos, tanto sobre as relações intersubjetivas quanto sobre a constituição de subjetividade nas redes sociais, nas quais não estamos acostumados a transitar com nossa clínica habitual.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.