Relatório sobre a Segunda Jornada de Difusão do ILaP

Sábado, 29 de outubro de 2022

A ANGÚSTIA

No sábado 29 de outubro, aconteceu o Segundo Dia de Divulgação do ILaP, cujo tema foi “Angústia”.

Achamos que este evento deveria ser mais limitado no tempo do que o anterior, por isso organizamos três mesas, prolongando o tempo de participação do público, pois percebemos muito interesse no debate sobre o assunto.

Assim, após uma abertura com a participação de Ana Rosa Chait Trachtenberg do ING, Susana Balparda, Diretora Geral, e Eduardo Kopelman, Diretor de Extensão e Divulgação, ambos do ILaP, começou a primeira mesa redonda, “As manifestações clínicas da angústia”, que foi abordada a partir da literatura, de uma forma muito criativa. Colegas da Bolívia e do Equador trabalharam na carta de Guy de Maupassant, The Horla e F. Kafka para o Pai.

A segunda mesa redonda tratou da “Psicanálise de crianças e adolescentes: ansiedade e desempenho”.

A palestrante convidada foi María Cecilia Rodríguez, da APU, acompanhada pelos analistas estagiários do ILaP Lisseth Paz, de El Salvador, e Michelle Sánchez, da Guatemala. Eles trabalharam sobre o problema da passagem ao ato em crianças e adolescentes, e a função simbolizadora da narrativa em crianças.

A terceira mesa redonda foi encerrada com uma introdução da analista estagiária Yasser Gutiérrez, seguida pela cineasta hondurenha Laura Bermúdez Mesquita, que apresentou seu curta-metragem “Negra soy”, que foi depois comentado e complementado por Jorge Bruce, um colega peruano a quem convidamos para participar de nossa conferência.

Um total de 247 pessoas registradas, e a análise subseqüente dos dados nos permite inferir um interesse marcado em alguns países, o que nos incentiva a empreender atividades de divulgação mais específicas nessas regiões, para tentar aproximar o ILaP do maior número possível de profissionais, gerando mais atividades virtuais e talvez também algumas atividades presenciais, mais circunscritas a cada país.

Conselho de Administração do ILaP

Novembro, 2022

Traduzido com a versão gratuita do tradutor – www.DeepL.com/Translator

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99