Programa Geral da Comissão Científica da Fepal 2022-2024

Função

Acreditamos que a Comissão Científica pode desempenhar uma função articuladora e agregadora entre as diversas áreas da FEPAL promovendo um diálogo permanente entre seus membros e nos diversos projetos que estão sendo realizados e os que se iniciarão, sempre respeitando a criatividade, diversidade e autonomia tendo como referência a democracia em sua forma de funcionamento e convivência.

Objetivos

O nosso objetivo principal como Comissão Científica está na elaboração do Congresso no Rio de Janeiro, em 2024, e que este deve ser o ponto de chegada dos dois anos de trabalho conjunto com as diretorias, comissões e áreas do conselho de administração da FEPAL.

1. Congresso – escolha do tema

A primeira preocupação da Comissão Científica será com a escolha do tema do congresso. Propomos realizar uma breve pesquisa direcionada a diretores científicos, diretores de institutos e OCAL, para que, em diálogo com os membros e analistas em formação, nos enviem temas de acordo com os interesses de sua federada, considerando suas atividades científicas, de pesquisa, de formação, e de condições político-culturais e sociais. 

Os temas levantados serão reunidos pela Comissão Científica e apresentados numa reunião específica para que se escolha, em conjunto, o próximo tema do Congresso. Esperamos que o tema seja catalizador do espírito dos nossos tempos, integrador e representativo do que está sendo produzido psicanaliticamente no âmbito da Fepal.

2. Atividades da Comissão Científica

No âmbito da FEPAL, favorecer a divulgação e estimular a participação de todos os membros e da OCAL nas atividades científicas locais, reforçando assim a participação direta e o senso de pertencimento as nossas instituições. Isso implica manter um diálogo permanente com todas as instituições e institutos, o que nos permitirá conhecer os interesses, preocupações e problemas atuais que desafiam psicanalistas e sociedades no vasto território latino-americano.

No âmbito interno das comissões de trabalho vinculadas com a Comissão Científica, Comissão de Formação e Transmissão da Psicanálise, Comissão de Investigação, Comissão de Casal e Família, Comissão de Working Parties e Grupo de Estudos de Psicossomática, procurar uma integração e trabalho conjunto para encontrarmos espaços de diálogo destas atividades no cotidiano da vida científica e no Congresso Fepal.

a. Encontros Inter-regionais da Fepal (presencial) A Comissão Científica pretende seguir a concepção dos encontros inter-regionais apresentada no regulamento integrado para encontros inter-regionais da Fepal (2017):

Os Encontros Inter-regionais são atividades científicas, organizadas conjuntamente por uma sociedade componente e a FEPAL e têm um duplo objetivo: participar na promoção da psicanálise na área onde se realiza o Inter-regional e favorecer o intercâmbio de experiências clínicas e conceptuais entre as diferentes regiões psicanalíticas da América Latina num ambiente de maior intimidade do que os grandes congressos.

O conceito de Inter-regional alude a um diálogo entre diferentes regiões geográficas de psicanálise na América Latina, entre diferentes regiões teórico – clínicas psicanalíticas e, interdisciplinarmente, entre diferentes regiões do conhecimento humano.

Esta proposta mostra um psicanalista envolvido com o seu tempo, uma psicanálise a céu aberto, tanto dentro como fora do consultório e, portanto, inclui, para além da interdisciplinaridade com as profissões relacionadas com o assunto em questão, trabalhos realizados na comunidade por psicanalistas com adultos, crianças e/ou adolescentes.

a. Psicanálise Extensa. Trabalhar fora dos muros de nossas sociedades e institutos abre perspectivas exogâmicas de trocas e disseminação da psicanálise. Universidade, interdisciplinaridade, trabalho em instituições e na comunidade são aspectos que consideramos essenciais como um norte que guiará nossas políticas científicas.  Entendemos que esse trabalho extramuros das sociedades é o que tem favorecido nos últimos tempos o maior interesse e procura pela formação psicanalítica em várias de nossas sociedades.

b. Projeto Ponte Entre Línguas, que em nosso entender deve ser mantido e desenvolvido de acordo com os objetivos de sua criação e pela significativa repercussão entre nós.

c. Divan: podcast é o nome dopodcast da Fepal, concebido e criado pela Comissão Científica 2020-2022 e que daremos continuidade. Compartilhamos com a gestão anterior que se trata de uma ferramenta poderosa e que deve ser pensado como um projeto contínuo da Fepal. Pode ser útil na divulgação do Congresso, mas pode ocupar um lugar de atividade científica, de difusão da psicanálise para uma audiência mais ampla na AL.

d. Projeto Letramento nas questões de gênero e raciais (atividade on-line). Se trata de um projeto que será desenvolvido para que os membros da Fepal possam se instrumentalizar frente aos conhecimentos fundamentais para o entendimento do mundo contemporâneo e suas implicações na teoria e clínica psicanalítica.

e. Projeto Psicanálise, Grupos e Instituições: apoiar as atividades teórico-clínicas e científicas relacionadas ao estudo de grupo, instituições e comunidades.

f. Projeto Produção Psicanalítica latino-americana: recuperar a história de produção de conhecimento psicanalítico na AL, estimular e valorizar autores psicanalistas latino-americanos, permitindo que suas obras, teorias, técnicas ou outras contribuições sejam estudadas, discutidas e desenvolvidas entre nós.

-No âmbito da IPA a comissão científica estará atenta às tendências internacionais e intercontinentais participando, sempre que necessário, com subsídios e contribuições próprias que levem em consideração as características especificas da psicanálise da nossa região.

3. Pautas da gestão e da comissão científica

A ideia é que a comissão científica, alinhada com os princípios e pautas da nova gestão, traga sua marca no modo de conceber as necessidades e prioridades da Fepal para o biênio 22-24, tomando o cuidado de manter projetos que cabem a comissão científica ou que se mostraram relevantes para as federadas, além dos novos projetos acima propostos.

a) Inclusão dentro de nossas sociedades e institutos; atenção especial aos temas: desigualdade, racismo, discriminação e diversidade na América Latina.

b) Migração dentro do continente latino-americano.

c) Políticas Públicas em relação às pautas acima citadas com destaque aos processos de dessubjetivação como efeito de situações de pobreza e marginalização, em crianças, adolescentes e populações excluídas. 

d) “IPA e Projeto Comunitário“, colaboraremos com este projeto no qual está em andamento o chamado “Comitê IPA e Organizações Humanitárias” que, ao convidar a FEPAL, reconhece a longa tradição de nossas sociedades latino-americanas em trabalhar com a comunidade, com grupos e Instituições, além de uma significativa produção psicanalítica ancorada nas dificuldades encontradas no continente latino-americano.

Para finalizar o programa geral da Comissão científica:

Sabemos que durante os dois anos de gestão será possível observar e colaborar com propostas e ajustes na melhoria de aspectos estruturais do funcionamento institucional, visando o seu aprimoramento, assim como, manter e aumentar, em parceria com a Comissão de Publicação, o uso das diferentes rotas de acesso para a divulgação das atividades científicas que a área de Publicações nos oferece: vídeos, Facebook, Instagram, Página Web, Bivipsi, tendo o cuidado de manter os dois idiomas: português e espanhol, em qualquer um dos canais de comunicação. A integração entre os membros da Fepal e com a sociedade civil local em território latino-americano depende muito da difusão e das trocas de informações. Precisamos estar atentos ao fenômeno das redes sociais e seus recursos para nos fazermos presentes enquanto uma comissão de característica científica.

DIRETORIA CIENTÍFICA FEPAL 2022-2024

  • Diretora Científica Marina Massi
    Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)
    +55 11 99950-6886
    marinamassi@hotmail.com
  • Diretora Cientifica Suplente Maria Cristina Fulco
    Asociación Psicoanalítica del Uruguay (APU)
    + 598 99 669 648
    mcfulco@gmail.com

Equipe Científica

  • Abigail Betbedé
    Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)
    + 55 11 99688-2934
    abigailbetbede@ymail.com
  • Agustina Fernandez
    Asociación Psicoanalítica Argentina (APA)
    + 54 9 11 5383-5555
    lic.agustinafernandez@gmail.com
  • José Galeano
    Asociación Psicoanalítica de Asunción (APdeA)
    +595 981 403697
    jgaleanodc@gmail.com
  • María José Tavares Barbosa
    Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)
    +55 11 99622-5135
    mari.bmari@hotmail.com
  • María Luisa Silva Checa
    Sociedad Peruana de Psicoanálisis (SPP)
    + 51 999 650 580
    mlsilvach@gamil.com
  • Rafaela Degani
    Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA)
    +55 51 9707-5640
    rafaeladegani@gmail.com
  • Regina Celia Cardoso Esteves
    Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR)
    +55 85 8869-1182
    estevesregina@yahoo.com.br
  • Ximena Palabé
    Asociación Psicoanalítica del Uruguay (APU)
    +5982 95 510 532
    xpalabe@gmail.com

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.