Práticas Psicanalíticas na Comunidade

Práticas Psicanalíticas na Comunidade
Relatos em dois atos

A Fepal tem sido ao logo das varias gestões, um fórum fértil e criativo ampliando o debate para pensar a relação da psicanálise com a comunidade e cultura.

Ao assumirmos a diretoria de comunidade e cultura em 2020, estávamos mergulhados na pandemia da covid-19, vivendo os impactos e o sofrimento decorrentes.  Isso marcou sobremaneira aquilo que entendíamos como urgente e necessário a ser realizado.

Com o objetivo de garantir e estimular espaço para esse debate, organizamos, ao longo de nossa gestão, uma serie de webinares em que colegas de diferentes países e instituições puderam compartilhar e refletir sobre experiências de atendimentos extramuros. Estávamos construindo a base do que se transformaria no projeto deste livro, batizado de Práticas psicanalíticas na comunidade: relatos em dois atos. Trata-se de um projeto coletivo, realizado pelas mãos de muitos colegas-psicanalistas comprometidos com a realidade social latino-americana na tentativa de indagar acerca do futuro da psicanálise.

Solicitamos relatos de intervenções na comunidade em diferentes cenários e práticas variadas. A essa etapa inicial demos o nome de Primeiro Ato. No momento posterior, que chamamos de Segundo Ato convidamos colegas latino-americanos a se inclinarem sobre o material recebido, pondo em relevo aquilo que entendiam como fundamental nessa forma de fazer psicanálise. Este livro reúne artigos com essa dupla mirada. 

Convidamos o leitor a mergulhar na ampliação do horizonte da clínica que ao nosso ver, deve estar no cerne da psicanálise ligada a sua vocação e dentro dos espaços de formação.

Sonia Terepins SBPSP e Silvia Bracco SBPSP

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99