Práticas Psicanalíticas na Comunidade
Relatos em dois atos
A Fepal tem sido ao logo das varias gestões, um fórum fértil e criativo ampliando o debate para pensar a relação da psicanálise com a comunidade e cultura.
Ao assumirmos a diretoria de comunidade e cultura em 2020, estávamos mergulhados na pandemia da covid-19, vivendo os impactos e o sofrimento decorrentes. Isso marcou sobremaneira aquilo que entendíamos como urgente e necessário a ser realizado.
Com o objetivo de garantir e estimular espaço para esse debate, organizamos, ao longo de nossa gestão, uma serie de webinares em que colegas de diferentes países e instituições puderam compartilhar e refletir sobre experiências de atendimentos extramuros. Estávamos construindo a base do que se transformaria no projeto deste livro, batizado de Práticas psicanalíticas na comunidade: relatos em dois atos. Trata-se de um projeto coletivo, realizado pelas mãos de muitos colegas-psicanalistas comprometidos com a realidade social latino-americana na tentativa de indagar acerca do futuro da psicanálise.
Solicitamos relatos de intervenções na comunidade em diferentes cenários e práticas variadas. A essa etapa inicial demos o nome de Primeiro Ato. No momento posterior, que chamamos de Segundo Ato convidamos colegas latino-americanos a se inclinarem sobre o material recebido, pondo em relevo aquilo que entendiam como fundamental nessa forma de fazer psicanálise. Este livro reúne artigos com essa dupla mirada.
Convidamos o leitor a mergulhar na ampliação do horizonte da clínica que ao nosso ver, deve estar no cerne da psicanálise ligada a sua vocação e dentro dos espaços de formação.
Sonia Terepins SBPSP e Silvia Bracco SBPSP