O Grupo de Estudos Psicanalistas na Comunidade, o Departamento de Comunidade e Cultura da FEPAL e o Departamento de Investigação da IUSAM apresentam a investigação intitulada: “Práticas discriminatórias e processos reparadores na formação e na prática da psicanálise”. Este projeto foi realizado por Alejandro Tamez, Isabel Mansione e Diana Zac, que lideraram uma equipa interdisciplinar de psicanalistas de diferentes sociedades da FEPAL e investigadores da IUSAM. O trabalho foi apoiado pelo IPA.
Investigação sobre inclusão e diversidade
A investigação centra-se na análise da inclusão, na formação psicanalítica, de pessoas oriundas de comunidades indígenas, afrodescendentes e LGTBQ+. O estudo adopta uma perspetiva interseccional, considerando variáveis como a raça/etnia, o género, a classe/nível socioeconómico e a idade, o que complexifica e enriquece a análise.
Foram constituídas duas equipas para este trabalho:
-Uma equipa internacional composta por psicanalistas de diferentes culturas e regiões da FEPAL, como Argentina, Brasil, Colômbia, México e Equador.
-Uma equipa da IUSAM encarregada da triangulação dos intérpretes na análise dos testemunhos recolhidos.
Os objectivos da investigação são os seguintes
-Identificar e analisar as práticas de formação e exercício profissional nas instituições psicanalíticas da FEPAL, com enfoque na diversidade e pluralidade.
-Situar os processos que geram e sustentam essas práticas.
-Articular os testemunhos experienciais dos psicanalistas participantes para explorar os efeitos dos traumas transgeracionais na constituição do sujeito do inconsciente e sua influência nas instituições psicanalíticas.
Mais pormenores sobre a investigação aqui
Resultados e produção audiovisual
Como parte do trabalho, foi desenvolvido um vídeo de 5 minutos em espanhol, legendado em inglês e português, com o objetivo de partilhar os principais resultados de uma forma acessível e dinâmica. Este material tem como objetivo gerar reflexões profundas e promover discussões entre os membros da comunidade psicanalítica internacional.