Palavras De Roberto Scerpella na Cerimonia de Posse

Estimados colegas,

Tive a honra de receber uma maneira muito especial a oportunidade de exercer a Presidência da Federação Latino-Americana de Psicanálise. Isto trata-se de um gesto de confiança que se tornou possível porque temos vários amigos em comum: um personagem imortal do pensamento universal, Sigmund Freud; uma teoria rica e vasta que tenta explicar a construção da subjetividade humana; um trabalho difícil e complexo, mas transformador e a FEPAL, uma instituição próspera que vem cuidando e promovendo a ciência da psicanálise em nossa região. Recebo este gesto em um momento que gostaria de caracterizar como uma transição integrativa. Eu não acredito em renascimentos; Só se nasce uma vez. Com estas palavras, quero ressaltar o meu apreço a todos aqueles que vêm trabalhando generosamente para nos deixar uma instituição viva e na vida. Foi um gesto de confiança que recebi, confiança sustentada nestas amizades comuns e no importante encargo que recebi da Sociedade Peruana de Psicanálise. Nós não seremos protagonistas, mas catalisadores para que a criatividade e a produção científica de cada instituição e cada um dos seus membros sejam promovidas, difundidas e contrapostas.

Por outro lado, e isso não é apenas uma preocupação pessoal, penso que devemos continuar trabalhando para quebrar o maravilhoso isolamento em que vivemos e nos encorajar a comparar o que oferecemos aos nossos congêneres seres humanos com o que outras disciplinas do saber oferecem. Isolamento só leva a languidez e a extinção. O crescimento de qualquer organismo ocorre apenas dentro e através da interação com outros organismos e neste sentido a nossa espécie é um exemplo excepcional. Uma dose de auto- crítica é sempre bem-vinda, nós cometemos erros que devem ser corrigidos. Ainda mantemos uma herança basicamente ideológica que nos encarcerou visando proteger a nossa singularidade não levando em conta que a verdade, nas ciências, é sempre provisória. Não creio que se nos dias de hoje um Jung, para citar apenas um, nós o marginalizaríamos de nossas instituições. Nosso tempo que é mais tolerante e menos fanático, mas a intolerância é sempre um fantasma que pode emergir das cinzas. A árvore robusta plantada por Sigmund Freud deu e continua a dar frutos em cada um dos seus ramos frondosos; a questão é que esses frutos são as mais variadas formas, aromas e cores. Todas são frutas, mas distinguíveis umas das outras e nós gostamos mais de algumas que de outras. Na minha opinião, uma das razões da singularidade da nossa disciplina, é que a psicanálise tem na sua essência uma dimensão autobiográfica, o que aumenta a complexidade da originalidade do nosso sempre desafiante saber. Assim como da frondosa árvore dos hominídeos produziu o ser humano, assim devemos deixar a sábia evolução decantar o futuro.

De dentro de nossas instituições, devemos continuar trabalhando para desenvolver um maior sentido de pertença. O nosso superego institucional às vezes é muito severo e em nada tem ajudado para que muitos de nossos membros se integrem à vida institucional. Se alguma coisa eu posso ajudar a incentivar a muitos colegas valiosos para que se animem a participar e a se sentirem incluídos em nosso projeto de constante interação com outras disciplinas, ficarei satisfeito. Não somos mais do que apenas uma árvore na floresta de criatividade infinita, do pensamento, da ilusão e do Eros humano. Certamente, nosso maior desafio será o de fazer que nosso próximo congresso a realizar- se na cidade de Lima em setembro de 2018 e que terá como tema: Desconstruções e Transformações, seja um encontro estimulante e enriquecedor para todos nós. Para isso estamos trabalhando desde já, apostando com a possibilidade de que com essa duas ideias possamos colocar sobre a mesa as singularidades da Psicanalise Contemporânea a partir da experiências clinicas, técnicas e metapsicológicas. Nesta oportunidade, além dos eventos usuais de nossos congressos, queremos organizar um Simpósio de Mitos e, também dar à área de Crianças e Adolescentes formas e limites mais definidos com a finalidade de promover uma integração mais sólida dos colegas que se dedicam a essa especialidade que tanto tem contribuído com a Psicanálise. Não vou cansá-los lendo a nossa plataforma de trabalho, pois eu já a apresentei ao Conselho de Presidentes e aos Delegados da FEPAL e ela também poderá ser encontrada na página Web da FEPAL. Vimos trabalhando em equipe há vários meses e temos pontuado projetos interesantes de cada Diretoria que vão requerer o apoio de cada um de vocês e não apenas das diretorias das sociedades.

Creio que eu estava certo ao escolher as pessoas que compõem este Conselho, porque é uma mistura de experiencia, criatividade, empenho e incrível vitalidade. Estou muito feliz com cada um deles.

De um modo geral eu quero dizer que a nossa ideia é aprofundar e estimular o intercâmbio científico. Então, estamos propondo que a partir de nossa gestão os intercâmbios interregionais não se limitem apenas à área de crianças e adolescentes, mas também ocorrem com o mesmo formato, na área de Adultos. Na minha experiência, esses encontros são uma excelente oportunidade para integrar as nossas comunidades e divulgar nossa disciplina. Por outro lado, e com os mesmos objetivos, estamos cogitando seriamente a possibilidade de desenvolver reuniões inter-federativas onde poderemos discutir com nossos colegas de outras latitudes, em coordenação com as diferentes regiões de IPA. Finalmente, dois aspectos que irão orientar a nossa administração e que gostaria compartilhar com vocês antes de terminar. Por um lado, queremos aumentar o alcance da nossa instituição promovendo eventos em algum país onde a psicanálise está semeando oportunidades e onde diferentes setores de nossa instituição possam trabalhar coordenada e simultaneamente. Com este exercício pretendemos incentivar o trabalho em equipe e evitar o desconforto que é gerado quando atuamos apenas como compartimentos estanques, sem qualquer articulação. Por outro lado, pensamos que será importante também articular a nossa instituição com a Organização dos candidatos da América Latina (OCAL), para o qual propus que cada uma das nossos Diretorias tenha um dos membros da OCAL como um elo de ligação em cada evento que fizermos nos próximos dois anos. O contato com a juventude é essencial como forma de se conectar de maneira significativa com a parte da nossa população que deverá ser convocada para continuar o nosso trabalho.

Peço-lhes para nos desejar sorte, porque o azar faz parte da vida. E eu não vou dizer adeus, porque este está apenas começando.

Muito obrigado.

Cartagena, 17 de setembro de 2016

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.