Palavras de Despedida

Chegamos ao porto. Momento de concluir. Tempo de despedida!

Nossa viagem iniciou em 2018, quando assumi a coordenação da Área de Infância/Adolescência da Fepal. Muitas expectativas, entusiasmo, mas também incertezas e temores. Um caminhar vacilante. Por sorte, desde o início contei com um grupo de colegas, as quais muitas já vinham trabalhando na Comissão, há algum tempo:  Alicia Lisondo, Carmen Zelaya, Hilda Botero, Joyce Goldstein, Marcela Ouro Preto dos Santos, Solángel Suárez Saade, Valéria Silveira e Zoila Ortiz Becerra, suplente da coordenação. Na verdade, eu mesma já havia participado deste grupo em gestões anteriores.  

Iniciamos elaborando um projeto de trabalho. Havia uma prioridade: queria adentrar um pouco mais na questão da desigualdade social que atinge as crianças e adolescentes da América Latina. Nesta direção se constituiu um Comitê de Políticas Públicas, sob a coordenação de Alice Lewkowicz, mais Carmen Rodriguez, Joyce Goldstein, Luiz Fernando Orduz, Magda Khouri e Nora Vinacur. Formou-se, ainda, um grupo que se dedicaria a estudar a construção da subjetividade em crianças que sofrem traumas repetidos, por serem socialmente injustiçadas. Este grupo trabalhou sob a coordenação de Heloísa Tonetto, mais Ivani Bressan e Joyce Goldstein.

Desta forma, a Área de Infância/Adolescência da gestão 2018-2020 desenvolveu seu trabalho através de dois grupos, além da nossa querida Comissão. Esses três grupos estiveram constantemente presentes ao longo da gestão. Todos empenhados, tanto intelectualmente, como afetivamente. Formamos laços afetivos profundos entre nós, o que deu sustentação ao nosso intenso trabalho, em meio à pandemia que se apresentou. A todos e a cada um, agradeço carinhosamente sua presença estimulante, o trabalho realizado e a parceria.

Agradeço igualmente à Maria Cristina Fulco e aos colegas de diretoria pelo incentivo permanente, assim como à Silvia Bechler Zauberman, nossa administradora, por seu cuidado incansável e atento.

É hora do desembarque. Chegamos ao porto trazendo na bagagem um Simpósio on-line, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de outubro, na qual será lançado o Manifesto Vidas Marcadas. Além de toda programação desenvolvida no transcurso destes dois anos, como as publicações do Semear, Diários das Ruas, produções de textos e resenhas para o Conexão, interregionais, webinars e lives.

Foi linda nossa viagem.

Votos de boas-vindas à nova Coordenação da Área de Infância/Adolescência e desejos de que sua trajetória seja enriquecedora e cheia de aprendizado como foi a nossa.

Abraços a todos.

Beth Cimenti  

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
PRÊMIOS FEPAL – Nova oportunidade – até 15 de julho