Neste episódio, Helena Surreaux fala sobre sua experiência no Instituto Latino-Americano de Psicanálise (ILaP). Ela comenta a riqueza que a diversidade cultural e linguística da América Latina traz para esse espaço de formação, e a impotência que o ILaP tem na disseminação da psicanálise em regiões que não possuem instituições.
Também compartilha conosco suas reflexões acerca de sua pesquisa sobre o problema do ressentimento na prática clínica contemporânea, e a necessidade de escutar e tratar esse posicionamento subjetivo que está muito presente na vida dos sujeitos.
📝 Helena Surreaux é membro titular com função didática da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPdePA) e da Associação Psicanalítica Argentina (APA). É a atual Diretora de Admissão e Formação do Instituto Latino-americano de Psicanálise (ILAP). Foi Presidente da SBPdePA de 2012 a 2016 e depois Diretora de Formação de seu Instituto (2016 a 2018). Helena também é especialista em Psicanálise da Criança e do Adolescente pela IPA. Atualmente é doutoranda em Psicologia na Comissão de Psicanálise Contemporânea e/ou Disruptiva da Universidade de El Salvador (Buenos Aires).
▶️Descubra o episódio completo no Spotify