A língua é minha pátria
eu não tenho pátria,
tenho mátria
Eu quero frátria
(Língua, Caetano Veloso)
Desde seu o início a Federação Psicanalítica Latino-Americana, surgiu da conjunção da riqueza e do potencial criativo de vários países, cores, paisagens, mas também da combinação de duas línguas (espanhol e português) com suas próprias cadências, seus próprios sons. Somos uma polifonia sonora que contém diversos psicanalistas e analistas em formação latino -americanos. O reconhecimento desta particularidade, pensamos desde a Coordenação Científica, deve ser traduzido em acções que construam pontes entre as duas línguas.
Através do Projeto Ponte entre Línguas, iniciámos um primeiro curso de português para os de lingua espanhola, bem como outro de espanhol para colegas brasileiros.
O encontro do nosso professor com a comissão organizadora, bem como com os alunos, tem sido uma soma de experiências, sensibilidades que começaram a oferecer-nos um “encontro” que esperamos seja o início de um novelo de marcas que iremos lavrando dentro do projecto, que contém um curso, mas que é muito mais do que um curso.
Os falantes das nossas línguas milenares (espanhol e português), são revigorados neste encontro, com a policromia das diversidades culturais que nos habitam.
Equipe de Coordenação Científica 2021-2022