Nota de repúdio ao terrorismo, à guerra e em defesa da paz

A Federação Psicanalítica da América Latina – FEPAL, em nome dos presidentes das organizações que a compõem, manifesta o seu repúdio, tristeza e preocupação em face dos últimos acontecimentos ocorridos no Oriente Médio, no dia 7 de outubro de 2023, mais um terrível e lamentável episódio dentre as inúmeras guerras e violências que vemos ocorrer nas diversas regiões do mundo, que anuncia a progressão de cruel incivilidade entre os povos envolvidos.
 
Em meio às guerras e aos conflitos violentos, famílias sofrem e são dizimadas pela terrível perda de seus entes queridos. Lamentamos profundamente por estas mortes, pelos ferimentos e pelos sofrimentos, físicos e psíquicos, provocados pela implantação do terror. Solidarizamo-nos com as vítimas e com os seus familiares.

A prática da psicanálise se assenta em valores fundamentais como o respeito à livre expressão de ideias e à diversidade nos âmbitos político, cultural, religioso, étnico e sexual. Não aceitamos a violência como meio de resolução de conflitos, apostamos no diálogo como instrumento essencial de convivência e defendemos o respeito e a garantia aos Direitos Humanos.

Manifestamo-nos em defesa da PAZ, da democracia, da soberania dos povos, do respeito às diferenças e em repúdio aos discursos de ódio que abrem caminho para atos terroristas, para a guerra e para a barbárie que vão contra a dignidade da pessoa humana.
 
A ética psicanalítica nos convoca ao radical reconhecimento da alteridade e aos laços que promovam a VIDA.

Conselho Diretor da FEPAL

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.