Autor: Héctor Krakov
Título: Mis dos supervisiones con André Green. La clínica psicoanalítica en debate
Lugar de edição: Buenos Aires
Editora: Natalia Monsegur
Ano de edição: 2021
Palabras-chave: Sujeito, Transferência, atuação, mudança psíquica, Desidentificação
Email para contato: hectorkrakov@gmail.com
Sinopse:
Neste libro proponho abrir um debate sobre a eficácia clínica da psicanálise; temática que venho trabalhando nas últimas duas décadas. Quero salientar, especialmente, a edição do meu libro intitulado “De que se trata? Uma resposta possível” (Krakov, H. Waldhuter editores. 2018).
Tal como afirmo nessa publicação, tenho convicção de ter dado um passo inaugural orientado a gerir uma psicanálise eficaz nos pacientes que analisamos. Essas propostas, que constituem meu atual quadro conceitual, também serão incluídas neste livro. Na primeira parte o leitor terá a possibilidade de entrar em contato com o pensamento de André Green, a partir da apresentação da supervisão completa de dois pacientes que lhe apresentei em Buenos Aires, em um contexto institucional. Este material dos anos 1994 e 1996, respectivamente, possibilita um olhar retrospectivo sobre como era pensada a psicanálise clínica nesse momento, por um analista da envergadura de André Green.
Na segunda parte do libro, minha intenção foi estabelecer um diálogo entre as duas supervisões sob a perspectiva técnica que utilizo atualmente, daí o título “A clínica psicanalítica em debate”. Esta secção é composta por quatro segmentos: 1) Estudo sobre o conceito de Agieren. 2) O sujeito inconsciente na clínica psicanalítica; 3) Quem trabalha é a psicanálise? y 4) Fazer consciente o inconsciente 50 anos depois.
Desejo que o leitor disfrute a leitura deste livro, tanto quanto eu ao escrevê-lo.