Manifesto convocação pela defesa dos direitos humanos e pela democracia

 O Conselho Diretor da Federação Psicanalítica da América Latina – FEPAL expressa, mais uma vez, a sua preocupação com os graves eventos que vêm ocorrendo, nas últimas semanas, em vários de nossos países.

Novos surtos de violência, além dos já conhecidos na Venezuela, que, como o Equador, o Chile, o Brasil e a Bolívia,  afetam o tecido social, e dão conta da situação de vulnerabilidade em que diferentes estratos sociais de nossa região são encontrados, como consequência, entre muitas outras, da desigualdade e da inquietação social.

Reiteramos que a ética e a prática da Psicanálise se reúnem em sua práxis e baseiam-se em valores fundamentais, como o respeito à livre expressão de ideias e o respeito à diversidade, nos níveis político, cultural, religioso,  étnico e sexual.

Não admitimos a violência como meio de resolução de conflitos. Apostamos e estamos comprometidos com o diálogo como uma ferramenta essencial para convivência e defendemos o respeito e a garantia dos Direitos Humanos.

Convocamos as forças democráticas e as Sociedades Psicanalíticas para que trabalhem juntas, tanto com os sujeitos singulares quanto com o coletivo, a fim de ajudar a reparar as lesões traumáticas que continuam ocorrendo como resultado da ruptura do vínculo social que afeta nossas sociedades.

Conselho Diretor da FEPAL

María Cristina Fulco, Presidente                       

Abel Fernández, Secretario General

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.