Mais uma ponte foi construída

Da esquerda para a direita: Gisela Gorrese, Samantha Nigri , Wania Cidade, Lúcia Palazzo e Pablo Lerner

O projeto Ponte entre línguas, criado na gestão passada (2020-22) de Andrés Gaitan na FEPAL, nasceu do desejo de afirmar e usufruir do bilinguismo que marca a existência da nossa federação formada por instituições de diversos países da América latina, atravessada pelas culturas dos países que falam a língua espanhola e do Brasil, onde a língua portuguesa é falada com sotaques e expressões de acordo com a sua própria região. Foi uma iniciativa que levou em consideração que este pluri-linguismo é dotado de um sentido amplo e profundo.

Guimarães Rosa, grande escritor brasileiro, dizia que o idioma é a única porta para o infinito. Como psicanalistas, conhecemos o valor da palavra, a sua potência e os efeitos violentos e/ou transformadores que ela provoca. Este projeto aposta na abertura de portas e construção de pontes que nos aproximem como membros da FEPAL, dotados de uma disponibilidade maior para a escuta, a leitura e o que podemos aprender uns com os outros. Não se trata de apenas aprender a falar, a ler e a escrever em espanhol e português. Trata-se de termos um contato mais próximo com esses idiomas e com isso, marcar o exercício de estrangeiridade, marca que acompanha a função analítica desde seus primórdios e que possibilita a nós psicanalistas exercermos o nosso ofício.

Em novembro, Pablo Lerner (da Argentina), o professor de espanhol e português do projeto veio ao Rio de Janeiro de viagem à trabalho e aproveitamos essa bela oportunidade para nos conhecermos. Neste encontro estiveram presentes a atual presidente da FEPAL Wania Cidade, e as colegas Gisela Gorrese Guimarães (coordenadora de publicações suplente) e Lúcia Palazzo ( presidente da SBPRJ/Rio2 e colaboradora da coordenação de publicações). Neste encontro Wania e as colegas da nova gestão puderam conversar e firmar os laços com Pablo e este precioso projeto, que certamente se desenvolverá e ganhará aportes significativos com a nova equipe que agora segue firme e cheia de vida. Mais uma ponte foi construída, seguimos!

Samantha Nigri (ex-coordenadora científica suplente biênio 20-22)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.