www.montevideo2020.fepal.org
Notícia postada em 21 de janeiro de 2019 e alterada em 24 de junho de 2020 em função da pandemia do novo coronavírus
33º Congresso Latino Americano de Psicanálise 2020: FRONTEIRAS
Hotel Radisson, Montevidéu, Uruguai, de 22 a 26 de setembro 2020
Temos muito prazer em convidar os colegas para o próximo Congresso FEPAL, cujo tema Fronteiras, por sua relevância em nossos tempos, vem despertando entusiasmo.
Propomos um congresso amplo, de escuta aberta aos diferentes saberes com que convivemos no vai e vem, entre e nas fronteiras. É esta uma convocação dirigida ao vasto mapa de leituras sobre as subjetividades, as outridades e as culturalidades que configuram nossa América-Latina.
Apontamos em nosso tema uma perspectiva sintonizada com o pensamento complexo e com a visão contemporânea da relação entre tudo que é vivo.
Para trabalhar em zona de fronteira priorizamos a criação de um novo dispositivo visando replicar ,na dinâmica mesma do encontro, o entrecruzamento de elaborações teóricas, práticas e de experiência na clínica.
O que é o dispositivo?
O dispositivo, Trabalhando nas fronteiras, propõe congregar perspectivas múltiplas como incentivo à interação de diferentes enfoques, e entre distintas disciplinas, em mesas de diálogo e conversatórios. Do mesmo modo, procuraremos incentivar a participação conjunta de membros, candidatos e componentes de instituições afins, bem como trabalhos em equipe, estimulando debates da psicanálise com outras manifestações da cultura.
Guiados por esse propósito, acreditamos que o congresso será dinâmico, articulando diversas modalidades de apresentações. Pensamento e clínica psicanalíticos, filosofia, arte e outros saberes serão os fios de um grande tecido comum.
Como funcionará esse dispositivo?
Cada um dos três dias do congresso terá um EIXO organizador.
Os eixos com que trabalharemos são: Subjetividades, Outridades, Culturalidades.
Tais eixos, tomados em consideração através de LINHAS TRANSVERSAIS, entrecruzarão diferentes temáticas psicanalíticas propostas: Pulsionalidade, Inconsciente, Objetalidade, Transformações, Mal-estares, Clínica, Transmissão da Psicanálise.
Desse modo, os diversos temas de interesse de teoria e prática psicanalíticas vão entrelaçar-se com os eixos do dia, propiciando diálogos frutíferos a partir de práticas distintas
No fim de cada dia, e com a participação da analistas convidados, será propiciada uma crônica do que surgiu na jornada.
Dessa forma esperamos ver realizado nosso desejo de trabalhar nas fronteiras, tanto conceitualmente como pela própria dinâmica do congresso.
Esperamos ter despertado seu interesse e convidamos os colegas a visitar nossa página web: www.montevideo2020.fepal.org para progressos, novidades e informações mais detalhadas sobre o Congresso FEPAL 2020.