Fecha: 10 de Julio de 2020 às 18h30 (hora de Brasília)
Evento virtual
Haga clic aquí para descargar el formulario de registro y completarlo en la computadora. El formulario de registro no se abre en dispositivos móviles.
PROGRAMAÇÃO
18h30
Sessão de Abertura
Rosa Reis – Presidente da FEBRAPSI
Aline Wageck – Presidente da ABC
Christine Marques Castro Vinhas – Presidente da SPPel
José Carlos Calich – Presidente da SPPA
Ane Marlise Port Rodrigues – Presidente da SBPdePA
19h00
Diretores Científicos
Regina Pereira Klarmann – FEBRAPSI
Bruno Salésio da Silva Francisco – SPPel
Maurício Marx e Silva – SPPA
Christiane Vecchi da Paixão – SBPdePA
“nos casos de colaboração, se formam regularmente laços
libidinais entre companheiros de trabalho, laços que prolongam e
solidificam a relação entre eles…” (Freud, 1921, p. 130)
1921: Freud, um pensador preocupado com que se passava no seu tempo, escreve Psicologia das Massas e Análise do Eu revelando não só sua preocupação com o individual, mas com as questões sociais. Em meio a uma guerra, onde a destrutividade assolava o mundo, Freud sentia na carne a ameaça e perda de pessoas queridas, bem como a fome e a miséria tão perto dele. Buscava entender o que fazia a massa aderir ao pensamento bárbaro, manifestando o mais primitivo do humano. Assim, entrelaça com textos e contextos anteriores, na tentativa de encontrar, com cautela, a inserção do homem na sociedade, no mundo.
2021: o 28º Congresso Brasileiro de Psicanálise trará o tema, “Laços: o Eu e o mundo” que ocorrerá nos dias 8 a 11 de setembro de 2021, na cidade de Gramado, quando o texto de 1921 completa seu centenário.
Hoje, estamos em guerra, a natureza ameaça a vida humana. Há desenlace da vida! As formas de destrutividade seguem reverberando numa pandemia que arrasta o mundo. Como enlaçar o Eu nesta realidade?
No próximo dia 10 de julho, faremos um evento on-line para o lançamento do 28º Congresso Brasileiro de Psicanálise. Nosso desejo é que possamos trocar ideias, num encontro onde vamos plantar as sementes e assim, no próximo ano, colher os frutos desse cultivo. Desejamos criar laços para o desenvolvimento do pensamento psicanalítico, criando espaços e relações cada vez mais sólidas entre os psicanalistas brasileiros.
Um abraço e até lá,
Regina Pereira Klarmann
Diretora Científica da FEBRAPSI