Grupo de Psicanalistas na Comunidade da FEPAL – Notícias de Outubro e Novembro

Foto: Norma Mortenson/Pexels, para el texto de Adriana Grande “Guía práctica de 10 pasos para comprender y tratar a los adolescentes”.

 Apresentação de Projetos Comunitários dentro do Grupo:

Continuando com o programa de socialização dos projetos de membros do grupo de estudo, na reunião do mês de outubro foi abordado como tema: “Problemas de abuso em crianças e adolescentes em geral e em particular em crianças com necessidades especiais”, com a participação de Marta Viola, Monica Zac, Elizabeth Cimenti, Eva Rotenberg, Dora Nuesh, Monica Jurado, Andrea El Maalouf. Os diretores de Comunidade e Cultura da FEPAL e de Infância e Adolescência, Dra. Diana Zac e Dra. Zoila Ortiz, respectivamente, também foram convidados.

Produção de Pesquisa e Artigos Científicos:

Pesquisa sobre os afrodescendentes na América Latina. A segunda reunião do subgrupo de pesquisa, coordenada por Isabel Mansione e Alejandro Támez foi realizada. Rehyna Hernandez juntou-se ao nosso grupo de pesquisa, uma colega que vive no México e tem uma extensa produção sobre temas de interesse do grupo no eixo dos negros, identidade mexicana, racismo e traumas transgeracionais, entre outros.

O esboço da metodologia proposta para a pesquisa foi socializado com o grupo de pesquisa.

Isildinha Nogueira, que dará seu testemunho de vida e uma contribuição de seu livro Acordo Inconsciente, foi convidada para a terceira reunião do subgrupo de pesquisa no dia 26 de novembro.

Participação em Congressos e Atividades Docentes:

Continuando com o objetivo de promover reuniões sobre questões comunitárias nas diferentes sociedades cujos membros pertencem ao grupo, os membros do grupo de estudo estiveram presentes em diferentes fóruns durante os meses de outubro/novembro.

Desde nossa participação no Congresso da APU em agosto, continuamos presentes no Simpósio da APdeBA em outubro, no Simpósio da APA no início de novembro, no Simpósio da APC em 11 e 12 de novembro, e culminamos em um simpósio integrado das duas sociedades psicanalíticas de Porto Alegre (SPPA e SBPdePA) sobre a interface Psicanálise e Arte, assim como uma reunião do departamento comunitário do RIO 2.

No comitê de comunidade e cultura da SPPA, estivemos presentes e participamos de dois eventos sobre Psicanálise e educação.

Outras atividades

Um subgrupo do grupo de estudo está preparando um webinar interregional em três idiomas, com o departamento de Comunidade e Cultura da FEPAL, para o próximo ano.

Atividades de mídia durante outubro-novembro de 2022:

https://tn.com.ar/salud/familia/2022/10/26/guia-practica-de-10-pasos-para-comprender-y-tratar-a-los-adolescentes

Escreva Adriana Grande 26/10/2022 seu bem-estar.  “Um guia prático de 10 passos para entender e lidar com adolescentes”.

Escrito por Maria Elisabeth Cimenti (SPPA) , Marta Viola (APdeBA) e Isabel Mansione (APdeBA) Necochea digital.  9/11/2022. “Dia Mundial da Adoção”.

Produção de livro

Um subcomitê presidido por Elizabeth Cimenti está revendo a produção do grupo a fim de produzir um livro para o próximo congresso da FEPAL, reunindo os escritos dos diferentes membros do grupo em princípio.

E mail contato do grupo de estudo: Isabel Mansione isabelinesman@gmail.com

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
De-Construções & Transformações – English Subtitles
X