Grupo de Psicanalistas na Comunidade da FEPAL – Notícias de Junho

Apresentação de Projetos Comunitários dentro do Grupo:

– Na reunião de junho, foi feita uma apresentação de uma experiencia clínica por María Elizabeth Cimenti (Psicanalista SPPA) e Luciane Pujol de Porto Alegre,  que compartilharam, seus trabalhos “Palabras que callan, cuerpos que hablan: una posible intervención psicoanalítica”. Foram feitas considerações sobre uma experiência de psicoterapia de grupo psicanalítica com crianças institucionalizadas, à espera de serem adotadas.

O tema da adoção levanta duas questões: representações sociais sobre os termos e os significados que eles produzem, assim como modos de intervenção em grupos de crianças temporárias onde a permanência ou saída são as variáveis a serem ajustadas, incorporando na discussão e reflexão as contra-transferências dos analistas neste tipo de trabalho, as contra-transferências como modos de comunicação.

Produção de Pesquisa e Artigos Científicos:

– Propostas de trabalhos sobre modelos comunitários para o Congresso IPA – Cartagena, foram enviadas e recebidas pelos organizadores. O nome do trabalho é “A subjetividade dos analistas imersos na clínica social”.

– Pesquisa sobre Afros na América Latina. Alejandro Támez, ex-presidente da FEPAL no México, ofereceu-se para apoiar o grupo na coordenação e na fundação metodológica de nossa pesquisa. María Teresa Rocha, que já tem pesquisas e trabalhos sobre o tema, juntamente com Isabel Mansione, Fernando Orduz, Diana Zac, Joyce Goldstein, Angélica Pateiro, Laura Trotta, Marta Viola, Cecilia Lauriña, María Elizabeth Cimenti, Alice Lewkowiz, Dionela Toniolo, Mónica Zac e Gabriela Salazar se reunirão em agosto para definir a fundação, os problemas de pesquisa, os objetivos, as idéias orientadoras, o marco teórico, o estado da arte, assim como a metodologia. Espera-se que a pesquisa tenha duração de 2 anos.

Participação em conferências e atividades de ensino:

– APA- Apresentação do livro “La supervisionión Psicoanalítica y los principios de su poder” (A supervisão psicanalítica e os princípios de seu poder) de Cecília Lauriña, do qual participaram alguns membros do grupo que vive em Buenos Aires.

– Apresentação da coleção do Dr Carlos Tewel sobre psicossomática, crianças institucionalizadas, gênero, identidade e novos pais. Membros do grupo residentes em Buenos Aires também estiveram presentes.

– Apresentação de um trabalho sobre as migrações forçadas no corpo docente de inglês do Instituto de Formación decente nro 43 da cidade de Lobos, na Província de Buenos Aires, Argentina, por Isabel Mansione.

– Apresentação de um trabalho sobre Psicanálise e arte em uma conferência em Potenza sobre Arte, Psicanálise e exclusão social, por ocasião da inauguração de um instituto de treinamento para psicoterapeutas na Itália.

– A Secretaria Científica da APA, através da subcomissão de Psicanalistas no Território, cuja coordenadora é Cecilia Lauriña, apresenta o seguinte seminário “Psicanálise no Território”. Este seminário pertence ao Instituto Angel Garma, faz parte dos seminários que podem ser realizados por analistas em treinamento e tem duração de  um período de quatro meses. Neste seminário, os membros da Comissão e alguns conferencistas convidados dão aulas. No próximo período, os três conferencistas convidados são: María Cristina Fulco, Isabel Mansione e Fernando Orduz, analistas membros do Grupo de Estudos Psicanalistas da Comunidade da FEPAL.

Atividades de mídia durante o mês de junho de 2022:

– “No Dia Internacional contra o tráfico e o abuso de drogas” em 25/6/2022, escreveu Santiago Carballo para o jornal digital TN , Argentina.
https://tn.com.ar/autor/SantiagoCarballo/

– A relação de Psicanálise e Meio Ambiente”, em 30 / 6 / 2022 Isabel Mansione (Asociación Psicoanalítica de Buenos Aires) e Alicia Briseño (Sociedad Psicoanalítica de México) escreveram no jornal Diario de Rionegro-Argentina.
https://www.rionegro.com.ar/opinion/la-relacion-entre-psicoanalisis-y-medio-ambiente-2374127/

– Crianças habitadas pela guerra: as conseqüências da violência”. Escreveu Mirta Itlman para TN digital , saúde e família 1/5/2022.
https://tn.com.ar/salud/familia/2022/05/01/ninos-habitados-por-la-guerra-las-consecuencias-de-la-violencia/

– Da Argentina para a TN digital, editado em 17/06/2022, nossa colega Adriana Grande escreveu um artigo jornalístico para a TN digital.
https://tn.com.ar/salud/noticias/2022/06/17/consejos-para-afrontar-el-mal-caracter-de-los-chicos/

Os artigos, nos quais há contribuições dos membros do Grupo de Estudos Psicanalistas da Comunidade, são gerenciados pela APdeBA Press and Dissemination.

Email para contato do grupo de estudo : Isabel Mansione : isabelinesman@gmail.com 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.