Grupo de Psicanalistas na Comunidade da FEPAL – Notícias de Julho

Apresentação de Projetos Comunitários dentro do Grupo:

– Dando continuidade ao programa de socialização dos projetos, integrantes do grupo de estudo através de seus coordenadores na reunião do mês de julho, realizaram uma apresentação do projeto “Treinamento Psicanalítico e Compromisso Social: um modelo de imersão no centro clínico da SBPSP“. Este grupo de analistas de São Paulo, convidado por Talita Azambuja, apresentou um trabalho sobre uma pesquisa futura sobre a alta freqüência das sessões e seu impacto. Nosso grupo refletiu sobre a questão dos modelos no treinamento de analistas, uma vez que as posições são diferenciadas sobre este tópico.

Produção de Pesquisa e Artigos Científicos:

– Recebemos um novo convite de Anton Glasnovic, do Grupo Sophia na Eslovênia, diretor do Journal of Psychiatry and Neurology, para quem já publicamos um artigo de produção coletiva intitulado “Juntos por uma vida em comum”, para aqueles que querem continuar publicando de acordo com as normas do Journal, sendo Isabel Mansione o elo de ligação desta revista.

Pesquisa sobre a Afros na América Latina. Foi realizada a primeira reunião do subgrupo de pesquisa, coordenado por Isabel Mansione e outros membros a serem nomeados. Esteve presente nosso conselheiro Alejandro Támez, ex-presidente da FEPAL e pesquisador, que se disponibilizou em  apoiar o grupo na concepção e implementação da pesquisa a ser acordada pelos membros deste grupo da FEPAL. As contribuições desta pesquisa estarão disponíveis para consulta e, portanto, serão apresentadas à atual comissão de pesquisa da FEPAL.

– Produção de um documento/livro

Coordenado por Elizabeth Cimenti, o subgrupo envolvido neste projeto começou em um primeiro momento, a rever artigos escritos por membros do grupo de estudo em diferentes momentos e posteriormente irá convidar aqueles que desejam participar a escrever.  A idéia é fornecer à comunidade psicanalítica um conjunto de textos que possam ser usados como bibliografia para futuros seminários comunitários.           

Participação em conferências e atividades de ensino:

– Isabel Mansione, Diana Zac e Santiago Carballo deram um curso de extensão sobre Modos de Intervenção na Comunidade, com a participação de 30 estudantes da IUSAM. Diferentes colegas do grupo de estudo foram convidados a conversar com os estudantes sobre como o projeto começou e que dispositivos psicanalíticos são utilizados. 

Os agradecimentos são devidos a

1.- Esther Ferraris, também à juíza que a acompanhou e faz parte do projeto de atenção às famílias dos detentos- projeto APdeBA.

2.- Sonia Varsovsky, do Rio 2, do projeto Travesia.

3.- Andrea Pierri, da APdeBA, projeto com a Universidad del Salvador.

4.- Flavia Friedman Maltz e Denise Vivian Lahude de Porto Alegre, da SPPA, projeto com professores .

5.- María Cristina Fulco da APU, projeto com hospitais.

6.- Maridel Cantelli da SAP, projeto em terapia intensiva.

7.- Ximena Maurial da SPP, psicóloga do projeto Psicóloga com você.

8.- Talita Azambuja da SBPSP, projeto do centro de atendimento comunitário da sociedade paulista.

Carlos Tewel da APA, projeto Uma escola para o cuidado integral de crianças do espectro autista.

E continuará com outros convidados em futuras reuniões.

Atividades de mídia durante o mês de julho de 2022:

–  Mabel Cambero 26/7/2022, escreveu  para o jornal Rionegro no Dia Internacional dos Avós.

https://www.rionegro.com.ar/opinion/los-abuelos-enriquecen-la-vida-de-los-ninos-y-ayudan-a-su-bienestar-psicologico-2414308/

Os artigos, nos quais há contribuições dos membros do Grupo de Estudos Psicanalistas da Comunidade, são gerenciados pela APdeBA Press and Dissemination.

 Email para contato do grupo de estudo : Isabel Mansione : isabelinesman@gmail.com 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.