Grupo de Psicanalistas na Comunidade da FEPAL – Notícias de dezembro

Produção de Pesquisa e Artigos Científicos:

Pesquisa sobre afrolatinoamericanos. A quarta reunião do subgrupo de pesquisa, coordenada por Isabel Mansione e Alejandro Támez foi realizada. Nossa segunda entrevistada, a psicanalista Isildinha Nogueira, juntou-se ao nosso grupo de pesquisa, cujas dinâmicas e temas a interessaram e a motivaram colaborar. Nosso grupo acolheu sua enriquecedora participação.

A colega Isildinha mora em São Paulo. Ela nos deu seu testemunho de vida e suas contribuições a partir de seu livro “A Cor do Inconsciente”, onde descreve a dinâmica das matrizes culturais em que ocorre o desengajamento de mães e bebês negros, a construção de uma subjetividade com o branco como referência, a matriarquia entre negros, a questão das representações sociais nos institutos de formação psicanalítica, etc. 

Durante a reunião de 12.12.22, tivemos a presença de Wania Cidade, atual presidente da FEPAL, que juntamente com Diana Zac, diretora de Comunidade e Cultura da FEPAL, participou da discussão e ampliou nossa proposta para ser compartilhada com outros membros da diretoria da FEPAL, a fim de integrar mais membros interessados nela. Em uma reunião posterior do Conselho de Administração do CYC, o nome do psicanalista Iván Gutiérrez foi proposto para fazer parte deste grupo de pesquisa.

As mudanças feitas na proposta de pesquisa foram socializadas, a fim de serem compartilhadas com a FEPAL e enriquecer a pesquisa.  Tema: Diversidade cultural, social e econômica nos institutos de formação psicanalítica da FEPAL.

Problema: O que dizem os psicanalistas negros sobre os modos culturais de produção da subjetividade em sua comunidade de pertencimento e os obstáculos encontrados em colegas, membros de instituições de treinamento.

Livro: Elizabeth Cimenti pediu aos vários autores que enviassem os artigos que serão compilados para publicação futura, a fim de gerar um formato que dê uma lógica coerente ao documento em construção, a partir da produção do grupo.

Participação em Conferências e Atividades Docentes:

Desde dezembro, um novo desenho do programa da IUSAM na APdeBA sobre modos de intervenção na comunidade está sendo preparado para o segundo trimestre de 2023, com a participação de vários membros do grupo de estudo, a fim de divulgar nossos quadros teóricos e dispositivos psicanalíticos no território, bem como para fortalecer nossa rede de colegas que trabalham na comunidade.

– Outras atividades

– Durante o mês de dezembro, foram organizadas reuniões com o grupo em assembléia para chegar a um consenso e solicitar a permanência do Grupo de Trabalho dentro da FEPAL com uma nova modalidade, dentro dos regulamentos da FEPAL, bem como para preparar a documentação necessária para apresentar ao Comitê de Direção da FEPAL, quando for solicitada uma entrevista a este respeito.

– Um subgrupo está preparando um webinar inter-regional em três idiomas com o departamento de Comunidade e Cultura da FEPAL para o próximo ano. Foi feita a ligação com a Comissão de Comunidade e Cultura, que apresentou a idéia ao MC, foi obtida a confirmação da presença dos membros do IPA que estão em contato com a ONU, bem como um pedido à CAPSA de financiamento, tradutores, tecnologia e divulgação do evento, que foi aprovado com um orçamento menor do que o enviado. Analistas em Moçambique, Cabo Verde, Eslovênia, Israel e Líbano também foram contatados para participação no evento.

 Atividades de mídia durante dezembro de 2023:

– https://tn.com.ar/salud/familia/2022/12/17/la-magia-de-los-cuentos-el-regalo-de-creer-en-papa-noel/

– Escrito por: Adriana Grande TN digital . “A magia das histórias, o dom de acreditar no Pai Natal” 17/12/2022

– Produção de um livro

– https://youtu.be/nnb8F-K0NgA

– 12/12 / 2022 Isabel Mansione conversa com LU2 da Bahia Blanca, no âmbito da campanha para o 18/12/2022 ” Dia Mundial do Migrante “.

o https://youtu.be/-v3sv8GAphs

– Isabel Mansione . 16/12/2022 no âmbito da campanha para o Dia Internacional do Migrante 18/12/2022. Rádio Ing. Huergo. E mail contato do grupo de estudo: Isabel Mansione isabelinesman@gmail.com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.