Grupo de Psicanalistas na Comunidade da FEPAL – Notícias de Agosto e Setembro

Apresentação de Projetos Comunitários aos membros do Grupo:

Continuando com o programa de divulgação dos projetos de membros do grupo  através de seus coordenadores, na reunião do mês de Agosto, foi apresentado o trabalho de Maridel Canteli, da SAP, Argentina, sobre humanização de práticas em TERAPIA INTENSIVA e durante o mês de Setembro, houve a apresentação e ampliação do projeto de Mirta Itlman, da APdeBA, Argentina, ABUSELINE SOS. O tema do abuso e maus tratos de crianças levou-nos a abrir espaço para discussão e reflexão em duas sessões de trabalho, que continuará em Outubro, convocando todas as equipes que compõem o grupo de estudo.

Produção de Pesquisas e Artigos Científicos:

Investigação sobre os afrodescendentes na América Latina: Foi realizada a segunda reunião do subgrupo de investigação, coordenada por Isabel Mansione e Alenjandro Támez. Em Outubro, teremos como convidada Rehyna Hernandez, colega que vive no México e tem uma extensa produção sobre temas de interesse para o grupo no eixo de afrodescendentes, identidade mexicana, racismo e traumas transgeracionais. Temas esses importantes para o grupo que está delineando a investigação, uma vez que estes escritos farão parte da nossa base de pesquisa.

Publicação na Calibán “Life between links”. No último volume da Revista Caliban, encontra-se um artigo escrito por vários membros do grupo de estudo https://calibanrlp.com/producto/transitoriedades-incertezas/

Participação em Conferências e Atividades Docentes:

– Isabel Mansione, Diana Zac e Santiago Carballo ministraram um curso de extensão sobre Modos de Intervenção na Comunidade, com a participação de 30 estudantes, no Instituto Universitário de Saúde Mental da APdeBA. Diferentes colegas do grupo de estudo foram convidados a apresentar sobre como seus projetos começaram e que dispositivos psicanalíticos são utilizados.

Agradecemos a Carlos Tewel da APA; Flavia Maltz e Denise Lahude da SPPA, Brasil; Gabriela Salazar da ILAP, Teresa Rocha e Eliane Marcelino da Rio 2, Brasil; Maridel Canteli da SAP, Argentina; Andrea Pierri da Apdeba, Argentina, Esther Ferraris, da APdeBA, Argentina; Mirta Itlman, da APdebA, Argentina; Mónica ZAC da APdeBA, Argentina e representantes da SPP.

Participação durante o Congresso da APU no início de Agosto: desenvolvemos uma mesa com boa receptividade do público, com a presença de Maridel Canteli, Maria Elisabeth Cimenti, Ivani Bressan, Alice Lewcowicz, Alcira Esteves, Fernando Orduz, Fryne Santisteban, Liliann Ferreyros, Gabriela Salazar, Maria Cristina Fulco, outros colegas do grupo de estudo, bem como os co-presidentes do grupo de estudo e a presença especial do Dr Marcelo Viñar como comentador. Além de Patricia Arévalo, apresentadora da experiência na APU.

– Durante o Congresso Latino-Americano da FEPAL, no mês de Setembro, o nosso grupo de estudo esteve presente com 5 participações:

1.- Curso de Introdução aos modos de intervenção na comunidade.

2.- Painel sobre as vicissitudes das populações invisíveis e vulnerabilizadas.

3.- Painel sobre Políticas Públicas e Psicanálise na América Latina.

4.- Painel de discussão sobre a preservação do Planeta.

5.- Oficina de arte e paicanálise.

Outras atividades:

Realizou-se uma reunião com a Lic. Wânia Cidade, para apresentar o projeto do grupo e discutir as possibilidades de sua permanência.

Atividades midiáticas durante SETEMBRO DE AGOSTO de 2022:

https://tn.com.ar/salud/noticias/2022/08/20/consejos-para-guiar-a-nuestros-hijos-despues-de-un-no-tiene-que-venir-un-si/

Escrito por Adriana Grande (APDEBA).  TN digital 20/8/2022 .

Dicas para orientar os nossos filhos. Depois de um “não”, tem de vir um “sim”.

Mabel Cambero (APDEBA) numa entrevista com a Rádio de Azul 1/8/2022. “Avós na Pandemia e Pós-pandemia”.

https://www.rionegro.com.ar/opinion/la-busqueda-de-los-pueblos-originarios-2435144/

Isabel Mansione (APdeBA), Mirta Itlman (APdeBA) e Natalia Mudarra (APAP) no Diario rionegro 9/8/2022 no Dia Internacional dos Povos Indígenas. 

Entrevista com Adriana Grande 5/9/2022 . Rádio da cidade de Azul fmradiouniversal. “O que significa ser bons pais hoje em dia?

“Masculinidades”: Construções psicológicas e sociais, ontem e hoje” Necocheadigital 17/9/2022 .

Escrito por Gabriela Salazar (ILAP Equador), Isabel Mansione e Mirta Itlman (APdeBA)

Contato do grupo de estudo por e-mail: Isabel Mansione – isabelinesman@gmail.com

Os artigos, nos quais há contribuições dos membros do Grupo de Estudos Psicanalistas da Comunidade, são gerenciados pela APdeBA Press and Dissemination. 

Email para contato do grupo de estudo : Isabel Mansione : isabelinesman@gmail.com 

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Como faremos para viver juntos?
X