FRIDA KAHLO

#PonteEntreLinguas | Ponte Entre Línguas da FEPAL é um projeto que busca nos unir através do intercâmbio entre dois idiomas, o português e o espanhol, que representam nossas culturas com suas diversas idiossincrasias. A Coordenação da FEPAL está comprometida com o reconhecimento de nossa heterogeneidade e, com ela, a possibilidade de trocar horizontalmente nossas opiniões e expressões, sendo a linguagem uma de suas muitas formas.

FRIDA KAHLO (Cidade de Coyoacán-México, 1907-1954)

Foi uma pintora mexicana, conhecida por seus famosos auto-retratos, descritos como parte do movimento surrealista. Frida alegou que, ao contrário dos pintores surrealistas, ela não pintava seus sonhos, mas sim sua realidade.

Vários acontecimentos afetaram sua vida, especialmente o de sofrer um grave acidente na juventude que a forçou a uma longa convalescença, durante a qual ela aprendeu a pintar.
Ela viveu um turbulento e forte caso de amor com o pintor Diego Rivera, uma relação que intensificou sua conexão com a arte popular mexicana com raízes indígenas.

Seus quadros são um registro da sua biografia, marcada por seus intensos sentimentos de amor, sofrimento, dor física e sua luta para sobreviver.

Frida, uma mulher intensa, apaixonada e esperançosa, tornou-se um símbolo do feminismo, da deficiência, da liberdade sexual e da cultura mexicana.

Hoje apresentamos a vocês este auto-retrato particular e complexo, “As Duas Fridas”, no qual ela reflete as emoções que envolveram seu divórcio com Diego. Um detalhe marcante neste quadro é a exposição do coração em ambas Fridas, que estão interligadas por uma artéria.

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Territorios del acompañamiento terapéutico
X