#PonteEntreLinguas | Ponte Entre Línguas da FEPAL é um projeto que busca nos unir através do intercâmbio entre dois idiomas, o português e o espanhol, que representam nossas culturas com suas diversas idiossincrasias. A Coordenação da FEPAL está comprometida com o reconhecimento de nossa heterogeneidade e, com ela, a possibilidade de trocar horizontalmente nossas opiniões e expressões, sendo a linguagem uma de suas muitas formas.
FRIDA KAHLO (Cidade de Coyoacán-México, 1907-1954)
Foi uma pintora mexicana, conhecida por seus famosos auto-retratos, descritos como parte do movimento surrealista. Frida alegou que, ao contrário dos pintores surrealistas, ela não pintava seus sonhos, mas sim sua realidade.
Vários acontecimentos afetaram sua vida, especialmente o de sofrer um grave acidente na juventude que a forçou a uma longa convalescença, durante a qual ela aprendeu a pintar.
Ela viveu um turbulento e forte caso de amor com o pintor Diego Rivera, uma relação que intensificou sua conexão com a arte popular mexicana com raízes indígenas.
Seus quadros são um registro da sua biografia, marcada por seus intensos sentimentos de amor, sofrimento, dor física e sua luta para sobreviver.
Frida, uma mulher intensa, apaixonada e esperançosa, tornou-se um símbolo do feminismo, da deficiência, da liberdade sexual e da cultura mexicana.
Hoje apresentamos a vocês este auto-retrato particular e complexo, “As Duas Fridas”, no qual ela reflete as emoções que envolveram seu divórcio com Diego. Um detalhe marcante neste quadro é a exposição do coração em ambas Fridas, que estão interligadas por uma artéria.