A Federação Psicanalítica foi fundada em 1980, e tem como antecessora o Comitê Coordenador das Organizações Psicanalíticas da América Latina, ou seja, COPAL, que iniciou sua vida corporativa em janeiro de 1960, no âmbito do III Congresso Latino-Americano de Psicanálise, na cidade de Santiago do Chile.
O primeiro eixo de intercâmbio deste congresso foi justamente: “Relações entre analistas”. O marco histórico foi que, na sessão administrativa, decidiu-se criar um órgão representativo de todas as associações psicanalíticas e grupos de estudos latino-americanos. Citaremos textualmente un texto da RUP: “Esta organização corresponde a uma crescente consciência da unidade ideológica e propósitos entre os diferentes grupos analíticos nesta parte do continente. Já são quatrocentos analistas e candidatos, aproximadamente, e esse número vem aumentando ano após ano. Os congressos latino-americanos já não são suficientes para garantir sua conexão. De onde [surge] a necessidade de um “Comitê Coordenador das Organizações da América Latina” (abreviado C.O.P.A.L.) que estabeleça a unidade necessária para alcançar objetivos comuns. (Revista Uruguaia de Psicanálise. Volume III. Números 2-3. 1960. pp. 232-233)
O Projeto Construindo apresenta os vídeos das sociedades agora federadas em torno da FEPAL, que já completou seus 42 anos. Com ele, queremos promover um maior e melhor conhecimento das sociedades e grupos da Federação, tanto nas semelhanças que nos unem, quanto nas diferenças que nos interpelan e enriquecem.
Esses dois anos 2020-2022 de tanta dor pela Pandemia do COVID, que intensificou outras dores em nossa América Latina, dores que também nos uniu em torno da solidariedade e da capacidade da FEPAL de reafirmar seu status federativo, de afirmar sua vocação criativa e relançar o desejo de continuar trabalhando juntos.
O Projeto Albañileando / Construindo virou um caleidoscópio, iluminando uma coreografia e uma polifonia exuberante, e é constituído por vídeos enviados pelas associações, sociedades e grupos componentes, bem como por conversas com analistas da valiosa pluralidade da conformação federativa. Conversamos com psicanalistas de diferentes gerações, regiões e idiomas.
Cada um, cada conglomerado, pode investigar, refletir e tirar conclusões sobre as semelhanças e diferenças.
Seguiremos em frente, unidos, celebrando: Saúde à FEPAL, nos seus primeiros 42 anos.