FEPAL ATENDENDO À EMERGENCIA – Assita ao vídeo da Quinta Mesa de Diálogo

#FEPALAtendendoAEmergencia

Vidas Marcadas: In-visibilidade da violência contra crianças e adolescentes

América Latina antes, durante e depois da pandemia

Sábado, 20 de junho

1pm (México, Peru, Colômbia e Equador)

2pm (Chile, Paraguai, Venezuela e Bolívia)

3pm (Uruguai, Brasil e Argentina)

Link à Mesa no Youtubehttps://www.youtube.com/channel/UCAlGXAwKP7pGlNhvbzk0t2Q/live

Desejamos propor, nesta quinta Mesa de Diálogo, uma discussão interdisciplinar que permita, ao mesmo tempo, maior visibilidade dos problemas vinculados à violência contra crianças e adolescentes na América Latina, como também pensar em alternativas para enfrentá-los por meio de políticas públicas.

Estamos convencidos de que essa é uma das tarefas da psicanálise, levando em consideração suas contribuições para o desenvolvimento de um tipo de pensamento que, desde a sua criação, ocupou-se da compreensão dos vínculos sociais e de suas vicissitudes, tanto no que diz respeito ao individual, como ao coletivo.

Buscamos contar com diferentes visões sobre a infância e a adolescência, a fim de oferecer algo que possa ir além da nossa comiseração. Como psicanalistas, sabemos que a invisibilidade pode ser o pior destino na estruturação da subjetividade.

Apresentaremos o Manifesto “Vidas Marcadas”, escrito por um grupo de psicanalistas, coordenado por Heloísa Tonetto (SPPA), a ser lançado no Congresso da FEPAL 2020, por Crianças e Adolescentes da FEPAL, com o objetivo de estimular sua divulgação e discussão em diferentes meios psicanalíticas e áreas afins.

Ainda consideramos importante que o Manifesto possa ser tomado como texto em movimento, promotor de discussões, aprofundamento de posições e desencadeador de ações para enfrentar os problemas que sabemos serem complexos, graves e diversos, exigindo, portanto, alternativas também diversificadas e complexas para enfrentá-los.

Assim, Comissão Científica e Crianças e Adolescentes da FEPAL convidam a todos a participar nesta quinta Mesa de Diálogo do ciclo FEPAL ATENDENDO A EMERGÊNCIA, no sábado, 20 de junho, às 15:00 (Horário de Brasília).

Participantes:

Mônica Amaral – Psicanalista, Membro Associado da SBPSP, Professora Livre Docente da Faculdade de Educação da USP.

Mireia Villar Forner – Coordenadora Residente das Nações Unidas no Uruguai.

Verónica Filardo –  Socióloga. Especialista em estudos de jovens e educação.

Denis Merklen –  Sociólogo, pesquisador em temas de pobreza e estado social. Ambos autores de Detrás de la línea de la pobreza. La vida en los barrios populares de Montevideo. 2019

Carmen Rodríguez –  Psicóloga, Doutora em Educação, Consultora em Políticas de infância e adolescência.

Coordenadora: Alice B. Lewkowicz – Membro Associado da SPPA, Coordenadora do Comitê de Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes da FEPAL.

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Psicanálise compreensiva: uma concepção de conjunto