Ligada ao tema do 51º congresso IPA, “The Feminine”, Calibán, RLP, oferece ao leitor, em sua nova edição, diversas visões a partir de múltiplas perspectivas, e assim enriquece o debate sobre questionamentos e implicações do Feminino. Calibán propõe FemeninX, onde o X marca as muitas incógnitas, não apenas sobre o chamado “continente negro”, mas, principalmente, sobre a diversidade que o Feminino ocupa no pensamento psicanalítico.
Julia Kristeva, uma das principais expoentes do Congresso, Virgínia Ungar, presidente da IPA e Maria Cristina Fulco, presidente da FEPAL, são algumas das autoras deste número.
Também uma nova seção vem somar-se às já existentes: Incidente. Convidamos o leitor a conhecê-la.
O Dossiê , desta vez, está dedicado às Mulheres em exílio e Vórtice à Turbulência cibernética no consultório, além das demais seções que, esperamos, surpreendam o leitor.
Calibán, como uma revista de psicanálise, mantém-se atenta, não somente à clínica propriamente dita, mas também ao seu entorno, aos desafios atuais nos quais a psicanálise é importante referência, e nos debates contemporâneos, dos quais FemininX faz parte.
Assim, temos prazer em anunciar que, em breve, este novo número de Calibán, Revista Latino Americana de Psicanálise, estará chegando às sedes de todas as sociedades filiadas da Fepal.