FELIZ ANO NOVO!

Queridos presidentes, diretorias e membros da FEPAL,
Queridos presidente e diretoria da OCAL,

Inicialmente gostaria de agradecer a confiança que depositaram em mim e nos colegas que compõem a atual diretoria da FEPAL. Juntamo-nos com o desejo de conduzir a instituição, considerando a diversidade da América Latina com suas idiossincrasias e qualidades que, naturalmente, influenciam o nosso modo de pensar e de praticar a psicanálise. Assumimos o trabalho com o espírito aventureiro cunhado por Freud em carta a Fliess (1/2/1900): “com toda curiosidade, ousadia e tenacidade de pessoas dessa espécie.”
Iniciamos com as incertezas dos que caminham pela primeira vez por trilhas que nos orientam e por aquelas que nos desviam de um livre pensar, certamente com a vontade de marcar o caminho de uma psicanálise democrática e comprometida com os problemas sociopolíticos de nosso continente. Seguimos mapeando desejos e ações necessários para a realização dos projetos elaborados no programa de gestão.
A FEPAL é enorme em quantidade e em potencial, somos 300 pessoas trabalhando em diversas frentes, administrativas, de estudos e de investigações, para acompanhar e dar suporte institucional, teórico e clínico, em um tempo repleto de desafios que provocam impactos na experiência clínica.
Saímos enlutados da curva decrescente da Covid-19, que abalou psiquicamente a comunidade mundial e que nos pôs no centro dos debates a respeito da virtualidade. Ainda estamos atravessando um período doloroso que nos estimula à autoavaliação, seja ela individual ou institucional.
Anima-nos saber que as forças de vida fazem o mundo dar voltas, produzindo, de modo igual, muitas alegrias. Em meio ao caos, movimentos políticos importantes em países da América Latina nos trazem esperança ao saíram das turbulências do autoritarismo. O exercício da psicanálise é a prática da alteridade e da abertura.
Em nome da diretoria da FEPAL desejo a vocês e aos seus familiares BOAS FESTAS. Que em 2023 o diálogo, a troca de experiências e o respeito ao outro sejam a nossa diretriz nas relações individuais, coletivas e de trabalho.

FELIZ ANO NOVO!

Wania Maria Coelho Ferreira Cidade
Presidente FEPAL

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99