Queridos presidentes, diretorias e membros da FEPAL,
Queridos presidente e diretoria da OCAL,
Inicialmente gostaria de agradecer a confiança que depositaram em mim e nos colegas que compõem a atual diretoria da FEPAL. Juntamo-nos com o desejo de conduzir a instituição, considerando a diversidade da América Latina com suas idiossincrasias e qualidades que, naturalmente, influenciam o nosso modo de pensar e de praticar a psicanálise. Assumimos o trabalho com o espírito aventureiro cunhado por Freud em carta a Fliess (1/2/1900): “com toda curiosidade, ousadia e tenacidade de pessoas dessa espécie.”
Iniciamos com as incertezas dos que caminham pela primeira vez por trilhas que nos orientam e por aquelas que nos desviam de um livre pensar, certamente com a vontade de marcar o caminho de uma psicanálise democrática e comprometida com os problemas sociopolíticos de nosso continente. Seguimos mapeando desejos e ações necessários para a realização dos projetos elaborados no programa de gestão.
A FEPAL é enorme em quantidade e em potencial, somos 300 pessoas trabalhando em diversas frentes, administrativas, de estudos e de investigações, para acompanhar e dar suporte institucional, teórico e clínico, em um tempo repleto de desafios que provocam impactos na experiência clínica.
Saímos enlutados da curva decrescente da Covid-19, que abalou psiquicamente a comunidade mundial e que nos pôs no centro dos debates a respeito da virtualidade. Ainda estamos atravessando um período doloroso que nos estimula à autoavaliação, seja ela individual ou institucional.
Anima-nos saber que as forças de vida fazem o mundo dar voltas, produzindo, de modo igual, muitas alegrias. Em meio ao caos, movimentos políticos importantes em países da América Latina nos trazem esperança ao saíram das turbulências do autoritarismo. O exercício da psicanálise é a prática da alteridade e da abertura.
Em nome da diretoria da FEPAL desejo a vocês e aos seus familiares BOAS FESTAS. Que em 2023 o diálogo, a troca de experiências e o respeito ao outro sejam a nossa diretriz nas relações individuais, coletivas e de trabalho.
FELIZ ANO NOVO!
Wania Maria Coelho Ferreira Cidade
Presidente FEPAL