FEBRAPSI – Manifesto à População

Imagem de um COVID-19 gerada por um microscópio eletrônico. Autor: Felipe Esquivel Reed

Diante do grave cenário da pandemia que ameaça nossa população em uma velocidade assustadora que atropela nossa condição de pensar, precisamos nos posicionar frente às incertezas do momento. A pressão emocional decorrente da disseminação do vírus, as medidas de emergência sanitária apropriadas ao momento, o turbilhão de informações e os confrontos ideológicos sobre a posse de certezas exigem de nós cidadãos escolher qual o melhor caminho a seguir.

Fomos todos deslocados de nossas “zonas de conforto”, repentinamente atingidos por uma dura realidade, que alterou nossa rotina de trabalho, o convívio familiar e social e a própria estabilidade emocional. Para nos mantermos vivos, preservando vidas, precisamos nos reinventar! Adaptações são necessárias e, talvez, sejam muito úteis em nossa rotina diária posterior à avalanche que estamos vivendo.

A definição de políticas públicas pelos gestores de saúde, em consonância com as ações da sociedade civil, são fundamentais para a construção de um futuro promissor. Somente baseados em conclusões advindas de indicações científicas sólidas poderemos construir e trilhar estratégias de mitigação da disseminação do vírus.  O objetivo ​principal é a preservação da saúde e de vidas.

A FEBRAPSI, ciente da gravidade indicada por dados de contágio e estatísticas de hospitalização e óbitos, descritas por fontes fidedignas de informações científicas, referenda as medidas de ISOLAMENTO SOCIAL sugeridas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. São recomendações baseadas na Ciência produzidas por profissionais com reconhecimento notório da comunidade científica mundial, e que estudam e trabalham em Saúde Pública.

A FEBRAPSI, como órgão de representação das Sociedades e Grupos de psicanalistas brasileiros vinculados à International Psychoanalytical Association – IPA, reconhece o intenso esforço das autoridades implicadas no atendimento e na pesquisa do novo coronavírus e solidariza-se, apoiando as recomendações dadas a todos. Portanto, FIQUEM EM CASA!

DIRETORIA FEBRAPSI

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Curso | O duplo límite: o aparelho psíquico de André Green
X