Diretoria de Publicações

Proposta de plataforma 2022 - 2024

O artigo 33 do Estatuto da FEPAL indica como atribuições específicas do Departamento de Publicações e Comunicação o planejamento e organização do newsletter e do boletim informativo; a administração e edição do portal web e redes sociais; além disso, com os enlaces da Comissão Diretiva e o Comitê Editorial da Revista Calibán e com a Direção de Bivipsi. Essas ações buscam estreitar os laços entre as diferentes associações e grupos federados, promover trocas entre psicanalistas para a produção coletiva de conhecimento e difundir conhecimentos que favoreçam a transmissão da Psicanálise.

Consideramos que o Departamento de Publicações e Comunicação – em articulação e trabalho colaborativo com as demais direções da FEPAL – é uma área estratégica de diálogo aberto e permanente com psicanalistas, grupos e sociedades federadas, bem como com instituições públicas e a comunidade. A recepção e difusão do pensamento psicanalítico das diferentes associações certamente dão visibilidade ao importante movimento das instituições que compõem nossa Federação e suas políticas de formação e transmissão da Psicanálise. Note-se que concebemos esta tarefa não como uma mera disseminação de informações, mas fundamentalmente como um espaço de conexão com cada sociedade federada, o que implica uma disposição para ouvir vozes de diferentes regiões latino-americanas para acomodar a diversidade de pensamentos de psicanalistas, destacando as mais variadas experiências no exercício de nossa profissão. Na FEPAL, confluem perspectivas e abordagens heterogêneas que coexistem de forma complexa. Colaborar na organização de encontros virtuais onde se possibilitem debates frutíferos contribui para sustentar a validade e a riqueza de uma Psicanálise plural. Nesse sentido, o projeto Ponte entre Línguas é uma valiosa contribuição para a comunicação nas duas línguas oficiais da Federação: português e espanhol. Será um desafio dar mais um passo para reconhecer marcas de colonialismo e segregação que possam se aninhar nessas línguas, afinar gradualmente a escuta dessas outras vozes que soam nas diferentes regiões do nosso continente e abrir uma discussão muito válida sobre a linguagem inclusiva.

Assumimos a função de comunicar como um ato político que implica posicionar-se perante a opinião pública em situações de violação de Direitos Humanos, políticas totalitárias que ameaçam a vida democrática, exclusão e desigualdades sociais, escalada feroz de violência, segregação racista, misoginia e rejeição de sexualidades dissidentes.

Com o avanço da digitalização, notamos a circulação massiva de fake news e discursos de ódio que promovem o fanatismo e a radicalização de ideias, bloqueando a possibilidade de pensar criticamente. Abrir questões sobre o que se esconde por trás desses fenômenos sociais e compartilhar as produções da FEPAL com toda a comunidade pode ser uma forma de promover a reflexão e democratizar o conhecimento, ajudando um maior número de pessoas a ter acesso aos bens culturais e, principalmente, à Psicanálise.

Equipe de Publicações FEPAL 2022-2024

Diretoras

Titular: Adriana Pontelli (Associação Psicanalítica de Córdoba)
Suplentes: Gisela Gorrese e Lúcia Palazzo (Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro)

Equipe de Psicanalistas

Lorena Polo (Sociedade Psicanalítica do México)

Carmen Maldonado (Associação Psicanalítica de Guadalajara)

Pedro Abril Rossal (Instituto Latino Americano de Psicanálise – Guatemala)

Natalia Mudarra (Associação Panamenha de Psicanálise)

Alicia Angeles (Sociedade Peruana de Psicanálise)

Ana Valeska (Sociedade Psicanalítica Fortaleza)

Tiago Franco (Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro)

Ximena Méndez (Associação Psicanalítica Uruguaia)

Cecilia Moia (Associação Psicanalítica Argentina)

Equipe técnica

Juan Mariño – Assistente de Comunicação
Leo Mangiavacchi – Administrador de Website e Newsletter

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.