Foto: Ronald Rael, um professor de arquitetura na Universidade de Berkeley, criou gangorras nas frestas do muro que separa os Estados Unidos e o México para aproximar famílias dos dois lados da barreira (fonte: El País, 30 de julho de 2019).

Por ocasião do Congresso de Montevidéu, que acontecerá em setembro de 2020, a área de Comunidade e Cultura da FEPAL, coordenada por Laura Katz, juntamente com a Comissão Organizadora local, coordenada por Sandra Press, envia a todas as Sociedades Psicanalíticas que participarão do congresso o convite a seguir:
Convidamos a todos interessados a enviar fotografias com um único requisito: que se detenham em abordar a temática do Congresso: Fronteiras.
A proposta será obter um registro que traga, de alguma maneira, marcas da nossa cultura latino americana em relação ao que significa e representa a fronteira. A fronteira é um território “que separa e comunica ao mesmo tempo, que implica em mal entendidos e modos paradoxais de transação, do justo ao duvidoso”, que pressupõe geografias objetivas e também subjetivas. Convocamos à realização da captura de um olhar sensível em relação à nossa proposta.
Trata-se de um projeto no qual serão aceitas as fotos que respondam à temática do congresso. Trata-se de uma proposta audiovisual onde as fotografias serão editadas em diferentes vídeos com o objetivo de expor ao longo das diversas atividades do congresso.
Considerações relevantes ao Projeto:
-Formato das fotos: resolução 1920×1080. Formato JPG ou PNG.
-As fotos devem ser enviadas a: comunidadycultura.fepal@gmail.com
-O título do email deverá conter: foto-nome do autor.
-Todas as fotos serão incluídas no Projeto Fotografias nas Fronteiras, a partir do momento em que seu remetente receba um email com a resposta de confirmação.
-Os vídeos de fotos passarão a ser parte do acervo de documentos da Federação.
-Este projeto não tem premiação
-A data limite para o envio das fotos será: dia 28 de fevereiro de 2020.
-O autor/realizador da foto cede gratuitamente ao Projeto Fotografias nas Fronteiras todos os direitos sobre sua foto enviada, por prazo indeterminado, com fins de veiculação e difusão cultural.
-A Curadoria e as decisões criativas do Projeto Fotografias nas Fronteiras são de responsabilidade exclusiva da Comissão de Curadoria de “Fotografias nas Fronteiras” da Diretoria de Cultura e Comunidade da FEPAL.
Directoría de Comunidad y Cultura FEPAL
Laura Katz (APA). Directora
Agustina Fernández (APA). Suplente
Comité Ejecutivo
– Carolina García (APU). Asociación Psicoanalítica de Uruguay
– Maridel Canteli (SAP). Sociedad Argentina de Psicoanálisis
– Marcos Koremblit (APdeBA). Asociación Psicoanalítica de Buenos Aires
– Margot Shrem (SPM). Sociedad Psicoanalítica de México
– José Galeano ( APdeA) . Asociación Psicoanalítica de Asunción
– Maria do Carmo Meirelles Davids do Amaral (SBP SP). Sociedade Brasileira de Psicoanálise de Sao Paulo
– Graciela Cardo (SPP). Sociedad Psicoanalítica de Perú
– Claudia Roqueta (APA).Asociación Psicoanalítica Argentina