Dia dos Mortos

É uma festa tradicional celebrada principalmente no México, onde teve sua origem, e também em alguns países da América Latina.

Ocorre nos dias 1 e 2 de novembro, onde se acredita que as almas dos mortos retornam nessas noites para desfrutar dos pratos e flores oferecidos por seus parentes. As oferendas são colocadas como uma forma de contar a história da família à qual se pertence. Cada oferenda é personalizada com os alimentos ou produtos que o defunto gostava de desfrutar na vida.

O Dia dos Mortos é uma das representações mais relevantes do patrimônio vivo do México e do mundo, e uma das mais antigas e fortes expressões culturais entre os grupos indígenas do país.

Este encontro anual entre as pessoas que o celebram e seus ancestrais desempenha uma função social que lembra o lugar do indivíduo dentro do grupo e contribui para a afirmação da identidade.

Compartilhamos algumas obras de artistas que foram inspirados por esta celebração, como Diego Rivera, Violeta Juárez, Jorge Hernández, Tareak Rivera.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.