Apresentamos uma pequena amostra do “trabalho” refletida através da arte do artista mexicano, Diego Rivera, um dos maiores representantes do muralismo mexicano.
- “The Uprising”, um quadro de Diego Rivera (1931), retrata a resistência dos trabalhadores ao longo da história. O confronto aqui descrito é um poderoso símbolo universal da luta de classes.
- Em 1932, Diego Rivera decorou as paredes do pátio interior do Instituto de Artes de Detroit (DIA). O trabalho foi financiado por Edsel Ford, filho do fundador da Ford Motor Company. O muralista mexicano decidiu portanto imortalizar o trabalho da indústria automóvel, mas do ponto de vista dos trabalhadores, porque para Rivera, eles eram o verdadeiro motor da indústria.
- Em “El cargador de flores” (“The Flower Loader”, 1935), Rivera mostra um camponês carregando um pesado cesto de flores. Ao seu lado está uma mulher que o tenta ajudar. A obra contém assim dois dos temas mais frequentes que caracterizam o trabalho do artista: os trabalhadores e o tema agrário.