Prezados colegas,
É com imenso pesar que compartilhamos com vocês a triste notícia do falecimento de nossa companheira Joyce Goldstein, Secretária Geral da FEPAL, ocorrido ontem, dia 16 de setembro.
É muito difícil para nós imaginar este último mês de gestão sem ela, pois Joyce era uma pessoa muito querida, uma psicanalista lúcida e comprometida, uma trabalhadora incansável até seus últimos dias, uma mulher forte com um sorriso inesquecível e uma alegria permanente.
Dotada de profundo censo humanístico, valorizava o humano e preocupava-se verdadeiramente com as pessoas, era atenta aos jovens e às crianças e fez o que pôde para destacar um lugar especial de estudo e de investigação das dores e dos sofrimentos infanto-juvenis, tendo sido a fundadora da Comissão de Crianças e de Adolescentes na Federação Brasileira de Psicanálise.
Joyce era inquieta, curiosa, lutadora e perspicaz, preocupava-se com a questão do abandono e das desigualdades, e dedicou muito do seu tempo abrindo espaços de reflexão e ação, junto às suas amigas da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.
Na FEPAL, vestiu a camisa e a alma, e trabalhou incessantemente por uma psicanálise democrática, ao alcance de todos, e diversa, que congregasse e representasse a diversidade da América Latina. Construiu conosco, hora após hora, dia após dia, o Congresso que realizaremos em breve. É por isso que este evento será a melhor homenagem à sua memória.
Estendemos nossas condolências à sua família, aos seus amigos, aos colegas da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).
Cordialmente,
Conselho Diretor da FEPAL
