Definido o plano de formação para 2022

Com o fim de manter o canal aberto à comunicação que iniciamos em 2021, voltamos a comunicar-nos com vocês para contar-lhes que foram enviados convites a todo os Institutos da América Latina para colaborar ativamente com o Instituto Latino Americano de Psicanálise (ILaP) na difusão da psicanálise naqueles países que ainda não contam com Associações Psicanalíticas.

Solicitamos e, com muito boa acolhida,  ao seu corpo docente, integrar-se ao Staff, participando das Funções de Formação do Instituto, tanto para dar seminários aos analistas em formação durante o presente ano, como para também indicar sua disponibilidade para realizar supervisões e compor comissões para avaliar relatórios de supervisão e os trabalho teórico-clínicos de conclusão.

Assim, pudemos conformar seis seminários aos que em breve daremos início. Oferecemos três seminários por semestre e, graças à virtualidade (Zoom), poderemos oferecer a grupos de diferentes localidades e de distintas gerações, o que acreditamos que favorecerá a integração e o intercâmbio, que permitirão ao docente e aos analistas em formação uma discussão mais frutífera e profunda dos temas a revisar.

O número de seminários coincide com o número de egressos do ILAP até o momento, que foram seis (sem considerar os do Panamá, que já conformaram sua própria Associação). Dessa forma, propusemos aos docentes a cargo de cada seminário que integrassem a um egresso como docente adjunto, para assim dar-lhes a oportunidade aos novos analistas, de dar início a suas carreiras docentes. Tal sugestão foi muito bem vinda, tanto pelos analistas em formação como pelos docentes, que com satisfação, integraram à sua proposta de seminário um egresso do ILaP, agora já membro direto aprovado pela IPA, inaugurando assim uma possibilidade de continuidade na formação dos colegas egressos.

Cada seminário consta de 16 reuniões de uma hora e meia de duração e o plano de formação para 2022 ficou assim conformado:

Primeiro semestre 2022:

1) “Área A1a” “A Sutileza das Formações Inconscientes: Sintoma, Sonho, Ato Falho, Chiste” (início 3 de fevereiro).
Docentes: Magdalena Filguera y Zuli O’Neill (APU), Adjunto: Álvaro Carrión (ILaP).

2) “Área D2” Psicopatologia Psicanalítica: Psicoses e suas Bordas” (início 25 de fevereiro).
Docente: Naly Durand (SP Mendoza). Adjunto Andrés Gautier (ILaP).

3) “Área C4” Metapsicologia e Clínica na Infância” (início 6 de abril).
Docente: Sandra Press (APU). Adjunto: Silvia Velastegui (ILaP).

Segundo semestre 2022

“Área A1b” “Descobrimento do Inconsciente”.
Docentes: Perla Frenkel e Teresa Zaefferer (APA). Adjunto: Sandra Mourras (ILaP)

“Área B1” “Autor pós freudiano”
Docente: Luis Gerardo Montes (SP México). Adjunta: Gabriela Salazar (ILaP)

“Área C1” “Teoria da Técnica: Transferência e Contratransferência”
Docente: José Francisco Rotta Pereira (Pelotas, SPPel). Adjunta: Jéssica Salgado (ILaP).

Queremos contar-lhes que a IPA autorizou a supervisão à distância ou virtual em 100% para a formação de psicanalistas no ILaP.

Por fim, compartilhamos o entusiasmo de anunciar que estamos preparando a Conferência Virtual do ILAP/22 “Escuta Analítica” que acontecerá no sábado 7 e sábado 14 de maio próximo.

Conselho Diretor do ILAP

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.