Declaração diante dos atos de violência no Rio de Janeiro

FEPAL expressa a sua profunda consternação diante dos atos ocorridos recentemente na cidade do Rio de Janeiro,

Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL) expressa a sua profunda consternação diante dos atos ocorridos recentemente na cidade do Rio de Janeiro, que resultaram em múltiplas perdas de vidas como consequência de intervenções policiais.

Da perspectiva psicanalítica, a vida em comunidade constitui um amparo fundamental diante das nossas pulsões mais destrutivas. Esta condição ética e simbólica — do laço, do reconhecimento mútuo, da escuta — é vulnerada quando as diferenças sociais e raciais são usadas como base para traçar objetivos que excedam as averiguações próprias do marco jurídico e os princípios do direito. A igualdade perante a lei, a dignidade do sujeito e o valor da vida são princípios que a psicanálise sublinha em sua ética e em seu olhar tanto clínico quanto social.

Manifestamos a nossa solidariedade com os habitantes do Rio de Janeiro, com todo o povo brasileiro e com os nossos colegas do Brasil que desempenham o seu trabalho analítico nestas circunstâncias.

Convidamos as nossas sociedades afiliadas e a comunidade psicanalítica latino-americana a promover um espaço de diálogo institucional que favoreça o pensamento perante estes e outros fatos. A fim de salvaguardar a nossa independência institucional, mantemos este pronunciamento no marco próprio do saber psicanalítico, sem adesão a partidarismos, e com a convicção de que a voz analítica pode contribuir para o cuidado do humano em contextos de violência.

Lilian Hitelman J., Presidência

Nicole Ropert, Secretaria Geral

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.