Convite para supervisões FEPAL – OCAL

Estimados membros e analistas em formação das federadas FEPAL:

A nova direção do Conselho Profissional da FEPAL, do biênio 2021/2022,  deseja convidar todos os analista e analistas em formação das sociedades integrantes da federação a participar dos grupos de supervisão, os quais na gestão passada resultaram em grande sucesso.

Nesta gestão temos a satisfação de  parceria com a Comissão de Infância e Adolescência FEPAL e com a Organização de Analistas em Formação da América Latina – OCAL.

Um de nossos objetivos é retomar o trabalho até então realizado, ampliando a proposta para seguir fortalecendo o intercâmbio entre as diferentes regiões da FEPAL formando grupos os mais heterogêneos possível.

Grupos de Supervisão:

– Estes grupos serão abertos a todos os membros das federadas FEPAL – analistas e analistas em formação – que tem interesse em supervisionar processos psicanalíticos realizados com adultos, com crianças, com adolescentes,  de intervenções nas interações precoces de bebês, com os pais e/ou cuidadores, etc.

– Além do trabalho clínico no consultório, os grupos de supervisão também serão abertos ao trabalho do analista e /ou analistas em formação fora dele: nas instituições, nas escolas, como integrante de uma equipe de diagnóstico-terapêutico interdisciplinar, na comunidade, etc.

– Os grupos serão compostos por 6 membros de diferentes regiões, com o propósito de trabalhar material clinico apresentado por seus integrantes. Neste ano de 2021, os grupos se reunirão quinzenalmente, durante uma hora e meia, por um período mínimo de 4 meses, que poderá ser extendido pelo tempo máximo de 8 meses, a critério do grupo em combinação com o supervisor.

Metodologia:

 – A reunião dos participantes e do supervisor ocorrerá virtualmente, por meio da plataforma Zoom ou outra acordada pelo grupo, no dia e horário combinados;

 – Os grupos serão fechados durante seu tempo de duração, e terão em torno de 6 participantes cada;

– A formação dos grupos se dará de acordo com a disponibilidade de horário enviada no momento da inscrição e será organizada pelo Conselho Profissional;

– A forma de apresentação dos casos ficará a critério do grupo em conjunto com o supervisor. Não haverá circulação de material escrito, com o objetivo de proteger a privacidade do conteúdo. Cada membro compromete-se a salvaguardar a privacidade dos pacientes cujos casos serão discutidos;

– A fim de acomodar os colegas do norte, centro e sul do continente, pede-se que a disponibilidade de horário seja sempre enviada na hora do Uruguai – Sede FEPAL – e que o interessado informe a diferença de fuso horário em seu país.

Participantes dos grupos:

Analistas e analistas em formação interessados ​​no trabalho psicanalítico em qualquer uma das áreas acima mencionadas.

Para realizar inscrição enviar e-mail para cprofesionalfepal2021@gmail.comcom as seguintes informações:

– Nome completo;

– Sociedade, associação, grupo do qual faz parte;

– Disponibilidade de dias e turnos para participar do grupo;

– Se quer particpar de grupos de supervisão de adultos ou da área de bebês, infância e adolescência;

Supervisor:

Analista com experiência em uma ou mais áreas da nossa profissão descritas acima, com disponibilidade de mínima de 4 meses para realizar reuniões quinzenais com o grupo, com duração de 1hora e meia por encontro. Lembramos que os grupos terão duração mínima de 4 meses e máxima de 8, podendo neste último caso (em acerto entre os membros do grupo) ter intervá-lo ou não.

Especificamos que não se trata de supervisão regida pelos requisitos do IPA de supervisão de candidatos nos Institutos. Assim, não é necessário que o supervisor tenha função didática, mas sim experiência clínica na área e interesse em supervisionar.

Pedimos que os analistas interessados em colaborar como supervisores, enviem as informações abaixo descritas para o seguinte endereço: cprofesionalfepal2021@gmail.com

– Nome completo;

– Sociedade, associação, grupo do qual pertence;

– Breve perfil de seu CV, onde esteja especificado os anos de experiência clínica;

– Disponibilidade de horário;

– Se gostaria supervisionar material de adulto, bebês, crianças ou adolescentes.

Portanto, estendemos com grande prazer, este convite a todos os membros que estejam interessados em participar dos grupos de supervisão, que serão gratuitos e de forma virtual.

As solicitações serão recebidas até 12 de março de 2021.

A data prevista para início dos grupos será à partir do mês de abril.

OBS: Se já participaram em grupos do Conselho Profissional anterior, favor  anotar o nome do supervisor com o qual trabalharam; assim, poderemos organizar que seja um supervisor diferente.

Agradecemos à atenção,

Dr José Francisco Rotta PereiraDiretor do Conselho Profissional

Ceres Leonor TavaresDiretora Suplente do Conselho Profissional

Ana Cristina do Nascimento/ Valéria Rodrigues Silveira – Sec Científica OCAL/ Gloria Maria CháColaboradoras do Conselho Profissional

Esther Chaim
Presidente da Organização de Analistas em Formação da América Latina – OCAL

Aline Pinto da Silva
Coordenadora Comissão de Infância e Adolescência FEPAL

Pelotas, 12 de fevereiro de 2021.

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Culturalidades | A Metáfora do deserto e a Metáfora do caminho
X