Convite à escrita: O inaudito

https://calibanrlp.com/pt/category/noticias/

O tema do próximo número de Caliban é O inaudito.

Um adjetivo, a palavra de origen latina significa não escutado –  refere a algo que não se ouviu, ou não se viu antes – o inédito.

Trata-se, portanto, de um sentido que nos aproxima de forma direta à Psicanálise.

Porque o inaudito como aquilo que provoca surpresa por situar-se fora das margens, para além do que que se  considera habitual, é a nossa materia primeira. Afinal, não seria esta a própria concepção do inconsciente?

E nos leva a pensar na escuta do analista e em seus obstáculos; em sua permeabilidade para acolher o estranho que surge e se surpreender com o novo, ou quando isso provoca rechaço.

Como também nos levaría a considerar aquilo que não se ouve ou não se vê por recusa, do ponto de vista da clínica do singular(tanto por via do paciente, quanto do analista) e das denegações sociais, que impedem mudanças e processos reparatórios. O inaudito pensado a partir de seu próprio contexto, conformando assim, sua categoría de ato.

O inaudito é o que aproxima a Psicanálise da Arte, já que esta se caracteriza pelo ineditismo que gera um efeito de surpresa, ou mesmo um efeito disruptivo.

A proposta é elaborar um percurso pelo acontecimento que impacta ou que passa despercebido, e que na maioria das vezes cai no esquecimento, para depois se fazer audível nos síntomas.

Sua espessura também  pode ser reconhecida nos grandes silêncios, e assim o inaudito se apresenta a nós como a grande aventura da escuta.

A partir dessas ideias e sugestões, aquí fica o convite para que escrevam e nos enviem os seus trabalhos.

Pedimos que busquem as orientações aos autores nos números de Calibán e no site https://calibanrlp.com/lineamientos/

A data limite para o envio dos trabalhos é 15 de marzo de 2023 e eles devem ser enviados para revistacaliban.rlp@gmail.com ou editorescaliban@gmail.com

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99