Conselho de Presidentes

Nos dias 3 e 4 de julho de 2020, como conseqüência da pandemia do Covid-19, foi feito o primeiro Conselho Virtual de Presidentes na história da FEPAL. Assistiram os presidentes de 33 das 35 sociedades componentes, a Diretora da Calibán Raya Zonana, o Diretor da Bivipsi, Luis Armando Gonzáles, a Diretora da ILAP Olga Varela e os sete integrantes do Board da IPA, cujo relatório foi apresentado pela Gleda Araujo, como ligação entre o Board e a C. Diretiva da FEPAL.        
Os dois candidatos à presidencia foram convidados a participar como observadores e a apresentar suas plataformas para a próxima diretiva da FEPAL, cuja sede será no México: Andrés Gaitán da SPMéxico e Olga Varela da Sociedade Ps de Guadalajara.

Não foi possível trabalhar na Reforma dos Estatutos, pois a Comissão não apresento até agora o Conselho, seu relatório com as modificaçãoes e propostas feitas pelas sociedades, ao relatório preliminar.

O Conselho passou durante dois días de intenso trabalho (no sábado, trabalhou por 10h consecutivas, nas quais era quase impossível realizar um intervalo de meia hora), durante o qual podemos destacar momentos de concordancia e outros de fortes controvérsias.

Dos relatórios das áreas da C. Diretiva, destacamos o apresentado pela C. Científica, Diretora Elizabeth Chapuy, em que foi exposto o detaiado relato sobre a realização do Congresso Virtual que ocorrerá durante o mes de outubro, e que manterá a estrutura original com seus 3 eixos: Subjetividade, Otredades e Culturalidades. O Congresso acontecerá nas sexta-feiras e sábados do mes de outubro. Destaca o desempenho da C. Científica local articulado com o trabalho da C. Científica da FEPAL e o relatório completo de todas as despesas incorridas na área até agora.

O relatório de Tesouraria, Susana Muszkat, mereceu parabéns, pela abragência e transparencia das contas, situação que levará ao resultado de que o saldo final será apresentado uma semana após do final do Congresso. O usual de outras gestões foi um atraso de 6 até 8 meses para a entrega do relatório.

O relatório da Comunidade e Cultura, Laura Katz, tuvo base na construção do mapa interativo onde você pode tornar visíveis todos os projetos comunitarios que estão sendo realizados nas diferentes sociedades da FEPAL, como também o establecimento de redes de comunicação entre os diferentes programas das sociedades. O programa foi carregado no Site, em espanhol e portugués. Foram feitas Jornadas Inter-regionais, entrevistas na rádio, o Primeiro “Encontro Latino-Americano de Cinema e Psicanálise”, o projeto Fotografías nas Fronteiras”, como também a participação em Simpósios e Jornadas.

O relatorio da I. e Adolescência, Elizabeth Cimenti, destacou pela Publicação do “Manifesto contra a violação dos dereitos humanos de I. e A.”. Pela constitução do “Comitê de Políticas Públicas”, pela criação do segundo Manifesto: “Vidas Marcadas”, cujo conteúdo aponta para a construção da subjetividade nas crianças históricamente traumatizadas. O Manifesto foi apresentado no mes de junho no Webinar da FEPAL.
O manifesto que será apresentado no Congresso, sobbre a violação dos Direitos Humanos das I. e A. será temática de discussão duranto o Simpósio de I. e Adolescêntes nos dias previos à abertura do Congresso da FEPAL em outubro de 2020.
Foram feitas Jornadas Inter-regionais, em Assunção e Montevidéu, as quais abordaram diferentes temáticas, e continuaram com “Diarios a la Calle”, e o espaço do debate “Semear”, publicados na Web da FEPAL e no Facebook, com un total de 11 textos e tres filmes curtos. Outras atividades foram adiadas pela chegada da pandemia.

Em relação à área de Publicações, Lúcia Palazzo, foi informado sobre a realização do projeto, atualização e mudança dos conteúdos para o novo Site, incrementando o acesso à página, de 250 a 20.500 usuários. Também sobre a criação da “Conexão FEPAL”, boletím bi-mestral, como também as quatro colunas (Fronteiras Culturais, Arquivos de Psicanálise, Ficções de Divã e Semear, da coordenação de C e Adolescentes). A publicação dos quatro Manifestos da FEPAL, foram as publicações que tiveram maior impato. O Site e Facebook foram as vías de maior difusão.

O Conselho Profissional, Alicia Briseño, trabalhou na orientação, assistência e intermediação, apoiando as distintas instâncias que exigiam. Foram feitas supervisões sem costo com a participação dos candidatos de OCAL e ILAP, membros e supervisores.  Esta chamada à qual 11 supervisores e 15 supervisandos responderam inicialmente, criando 2 grupos, azcançou no 2019 a demanda de 134 solicitudes de supervisandos e 27 supervisores. 20 grupos de trabalho foram criados. Participaram nas Inter-regionais de México com a temática da ética. O interesse foi sustentado na criação de um Código de Ética para FEPAL: a qual a realização das Jornadas com a temática “O Desarroio da ética nas Instiutuções Psicanaliticas” foram adiadas pela pandemia. Tópico a ser apresentado no último Webinar da FEPAL, da atual gestão, a ser realizado no mes de agosto, 2020.

Relatório do Board da IPA   
Gelda Araujo, como ligação do Board Latino-americano com a FEPAL, centrou seu relatório nos siguientes pontos: a) o nombramento em junho de 2019 dos integrantes do Board para integrar os comités ejecutivos, de finanças, e das nominações; b) recomendação de um Código de Ética para as sociedades; c) ajuste anual pela inflação a partir de 2023; d) descontos das dívidas para 2020: %50 para as sociedades argentinas; f) extenção da dívida aos membros das sociedades venezolanas; g) congresso de Vancouver junho 2021; h) nomeação de candidatos IPSO para os comités da IPA; I) grupos de estudo em Corea do Sur e China.

Algumas Reflexões:

Os distintos relatórios da área diretiva foram bem recebedos, e em cada um deles percebeu o intenso trabalho nesta gestão, por meio das perguntas e intervenções de parte dos presidentes. Em cada área destacam as inovações realizadas: incrementou o contato direito com os membros e candidatos das sociedades ao ponto que a Pte da OCAL, Ximena Palabé, de acordo ao proposto na Plataforma de Abertura desta gestão, começou a formar parte da Comissão Científica local, mantendo um diálogo permanente com a C. Diretiva.

A repercussão dos efeitos gerados pela pandemia, no campo da prática clínica e da saude foi compartilhado pelas todas as sociedades.    
O ponto mais difícil, provocante das controvérsias e fortes discussões, tem relação com a repercussão que ao nivel econômico padecem as sociedades da região, pela enorme inflação da moneda em seus países. Sete sociedades solicitaram exoneração do pagamento do aporte à FEPAL do ano 2020. Tendo em consideração o serio perjuicio econômico, que essa solicitude terá nas finanzas da FEPAL (US70.000 ingresos menores), não só nesta gestão senão também nas futuras diretivas, a tesouraria da FEPAL e a C. Diretiva considerou necessário levar a grave situação ao Conselho de Presidentes, para que seja considerada pelas todas as sociedades da FEPAL.
O tópico deu origen a debates longos e intensos, votando finalmente em forma negativa a exoneração da deuda, propondo o refinanciamento para cada uma das sociedades deudoras. A propotsa de refinanciamento tem o prazo para entregar um plano de pagamento, até o 31 de julho de 2020. Foi lembrado que de acordo ao artículo 13 dos Estatutos da FEPAL, o incumplimento da mesma, impide ao membros das sociedades deudoras que façam parte da Comissão Diretiva e das diferentes comissões da FEPAL.

Em relação à Revista Calibán, depois de uma longa discussão, se votó, pela mayoría, não pela unanimidade, continuar com a edição em papel, e se mantuvo a despessa de U$38.000 por treis anos mais.

Em relacção à C. Eleitoral, vem trabalhando para a preparação da votação virtual, acordó ao asessoramento da Escribana da FEPAL. A FEPAL vai contratar uma empressa externa, que se ocupe do procedimento para a votação e do conteio dos votos, asegurando a transparência e privacidade do fato eleitoral. O procedimento será acompanhado pela C. Eleitoral. Foi aprobada a por votação a realização das eleições no mes de setembro, em forma virtual.

Finalmente se comemoró e deu a benvinda à sociedade da Curitiba, pelo ingresso a FEPAL.

Registramos que, para um relatório mais completo, a ata está sendo preparada, com a gravação do trabalho realizado em todo o Conselho.

María Cristina Fulco

11 de Julho de 2020

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.