Definido o tema do Congresso 2020: Fronteiras

www.montevideo2020.fepal.org

Notícia postada em 21 de janeiro de 2019 e alterada em 24 de junho de 2020 em função da pandemia do novo coronavírus

Com a maior satisfação queremos, desde já, convidá-los para o congresso que será realizado em Montevidéu 2020 modo virtual e que já estamos começando a construir.

Agradecendo a abundante resposta à convocatória que fizemos em setembro de 2018 às sociedades componentes da Fepal e aos membros da OCAL, com o fim de reunir inquietações e interesses orientados à realização de nosso congresso, temos a satisfação de comunicá-los que já temos o título do congresso FEPAL 2020: FRONTEIRAS.

Convidamos a posicionar o conceito fronteiras como um território de acontecimentos, de complexidade, entrecruzamentos e interfaces, desvelando o que pulsa em seus interstícios, no entre, sempre mutante, no desenho ou no desdesenho de formas, entidades e subjetividades. Fronteiras móveis e efêmeras, produzindo mestiçagens e hibridizações, que nos conduzem, cada vez mais, à ideia de que o ser humano é um ser de fronteiras.

Partimos de uma psicanálise latino-americana, hóspede e anfitriã, em e a partir da fronteira, pensando através da intertextualidade e da extraterritorialidade. Em uma postura de abertura aos debates entre a psicanálise enquanto leitora e texto do laço social e as demais manifestações da cultura. Uma psicanálise que  permita a comunicação fértil com a amplitude de disciplinas, problemáticas e discursos que nos atravessam.

Que podemos dizer nós, analistas, a partir do horizonte da nossa época e da dimensão marginal das nossas práticas? O que questionamos da clínica e das nossas teorias, como psicanalistas mestiços, estrangeiros e imigrantes?

Propomos pensar as fronteiras do psiquismo e do corpo que habitamos. A diversificação da sexualidade e do gênero. O lugar do corpo na atualidade.  Biopolítica e psicanálise.

Fronteiras entre o sujeito e o outro. Semelhante ou inimigo? O ser estrangeiro, imigrante, refugiado ou mestiço no século XXI. O laço social em tempos de violência, globalização e
pós-verdade. Psicanálise e política na América Latina.

Fronteiras que se tecem no intercâmbio cultural, social e tecnológico. Virtualidade e hiper-conectividade. Intimidade, vínculo e amor nas redes sociais. Nativos cibernéticos.

A psicanálise e o pós humanismo. A interconexão de todo o vivo. Diálogos interdisciplinares em torno da compreensão do humano. Novas subjetividades na era digital. A relação com a máquina e a inteligência artificial.

Fronteiras da analisabilidade que sacodem nossa clínica. Mal-estares da sociedade contemporânea. Outras leituras para novas patologias? A psicanálise ante a diversidade das ofertas terapêuticas.

Desejamos que este congresso seja um acontecimento transformador para todos nós.
Esperamos a todos de 22 a 26 de setembro todas sextas-feiras e sábados de outubro de 2020, em Montevidéu, Uruguai em modo virtual.

Elizabeth Chapuy
Directora Científica

Helena Surreaux
Directora Científica Suplente

Comisión Científica
Herrmann, Leda – Brasil – SBPSP.
Rodríguez, Cecilia – México – ApdeG.
Silva, María Luisa – Perú – SPP.
Zulian, Mauricio – Argentina – APA.
Press, Sandra – Uruguay- APU

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.