Clarice Lispector

#PonteEntreLinguas | Ponte Entre Línguas da FEPAL é um projeto que busca nos unir através do intercâmbio entre dois idiomas, o português e o espanhol, que representam nossas culturas com suas diversas idiossincrasias. A Coordenação da FEPAL está comprometida com o reconhecimento de nossa heterogeneidade e, com ela, a possibilidade de trocar horizontalmente nossas opiniões e expressões, sendo a linguagem uma de suas muitas formas.

Sugerimos nessa ocasião um texto de CLARICE LISPECTOR, lido pela deusa máxima da musica popular brasileira, Maria Bethânia.

Clarice Lispector (1920-1977), escritora e jornalista brasileira, nascida na Ucrânia, migrou para o Brasil ainda bebê. Sempre se declarou brasileira e pernambucana (estado do nordeste do Brasil cuja capital é Recife).

Autora de romances, contos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX, com sua linguagem poética e inovadora. Ela definiu sua escrita como um “não-estilo”. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas. Nesse texto, Banhos de Mar, descreve de forma única as preciosas lembranças de sua infância, que edificaram sua vida, nos passeios feitos com seu pai e irmãos, para a cidade de Olinda, vizinha do Recife. Clarisse tem o dom de alcançar o fundo de nossa alma narrando quão importante foi para ela as suas vivências de criança, levando a cada um de nós, leitores, a recordarmos e nos emocionarmos com nossas próprias lembranças infantis.

“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.” (C.L.).

https://verseando.com/blog/clarice-lispector-revelacion-de-un-mundo-banos-de-mar/ (texto en portugués y español)

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
Psicoanálisis de Niños y Adolescentes. Trabajando en cuarentena en tiempos de la Pandemia
X