Plano de Contingência apresentado pela Comissão Científica da FEPAL
Queridos colegas e amigos,
Frente aos acontecimento que estamos vivendo, nosso futuro é incerto em relação ao tempo que durará a condição de confinamento e de isolamento. Isso nos obriga a uma mudança drástica em nosso modo de viver e de exercer nossa profissão, tendo em conta as consequências – sanitárias e econômicas – que impactarão a América Latina e o mundo.
Ao mesmo tempo, como psicanalistas, estamos obrigados a sustentar um pensar crítico e criativo, sobretudo em tempos turbulentos. Hoje, mais do que nunca, esta situação que nos atravessa obriga também a ampliar nossa escuta.
Neste contexto, ativamos o ciclo “FEPAL Atendendo a Emergência”, criado pela Comissão Científica, que vem organizando encontros no dispositivo de Mesas de Diálogo em modo virtual.
Este plano de contingência tenta responder, de forma contundente e comprometida, à situação que hoje nos atravessa, neste caso, a comunidade psicanalítica da FEPAL.
Até hoje, realizaram-se as seguintes Mesas de Diálogo:
“A Escuta Analítica em Tempos de Isolamento Social”, convidados: Jorge Bruce (Peru), Abel Fainstein (Argentina) e Bernardo Tanis (Brasil), Coordenação: Elizabeth Chapuy (Diretora Científica da Fepal, Argentina).
“Infâncias e Adolescências e a Psicanálise re-criando Fronteiras em Tempos de Pandemia” participação: Alicia Beatriz Dorado de Lisondo (Brasil), Mariano Horenstein (Argentina), Martha Isabel Jordán Quintero (Colômbia) e a coordenação de Maria Elisabeth Cimenti (Coordenadora de Infância e Adolescência, Brasil).
“Psicanálise em Movimento em Tempos de Pandemia” participantes: Magda Khoury (Brasil), Fernando Orduz ( Colômbia) e Javier García ( Uruguai) e com a coordenação de Agustina Fernández – (Suplente de Comunidade e Cultura, Argentina).
Temos ainda satisfação em comunicar que a partir de 27 de abril se constituiu a Comissão de Formación e Transmissão da Psicanálise da FEPAL, sob a coordenação de Cecilia Rodríguez (APG, México), coordenador suplente Daniel Delouya (SBPSP, Brasil). Membros: Carmen Labarthe (Peru), Laura Ward da Rosa (Brasil), Susana Silva de Celle (Uruguai), Mônica Cardenal (Argentina) e Luz Marina Orejarena (Colômbia).
Por fim, informamos que as Mesas de Diálogo que se realizaram até agora foram enriquecedoras e geraram uma ampla participação, o qual nos alenta a continuar produzindo novos espaços de encontro.
Um afetuoso abraço
Comissão Científica