Atividades do Grupo de Estudo em 2021

Atividades  Institucionais:

  • Reuniões de diálogo sobre Políticas Públicas com a Dra. Carmen Rodríguez – Sistema das Nações Unidas – Uruguai.
  • Reunião de diálogo sobre Políticas Públicas com Econ. Pablo Salazar- Representante do Fundo das Nações Unidas para a População-Guatemala.
  • Lançamento do Programa de Saúde Mental e Educadores – Sociedade  Brasileira Psicanalítica do Rio de Janeiro – Rio 2 e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
  • O grupo integrou analistas em formação, e iniciou o desenvolvimento de um novo projeto para apoiar todos os analistas  em formação com a criação de novos projetos  comunitários, que requerem assessoramento.
  • Colaboramos com a Comissão de Formação na  redação  da fundamentação para uma mudança no currículo de formação dos analistas, incorporando um espaço para a comunidade.

Atividades  dos meios de Comunicação  Social durante 2021

IMPRENSA ESCRITA

– 24 de Janeiro de 2021 “É toda a Sociedade que educa” Isabel Mansione e Diana Zac Diário de Rio Negro.

– 3 de Maio de 2021 “Diálogo entre Saúde Mental e Educação” Mansione Zac Diario Rionegro

  RÁDIO

CAMPANHA DE SAÚDE MENTAL EM INTERFACE COM A EDUCAÇÃO

– 26 de Abril LU2 Bahia Blanca . Maridel Cantelli (SAP)

– 28 de Abril Radio Imaginaria . Isabel Mansione(APdeBA)

– 29 de Abril Ingeniero Huergo Santiago Carballo (APdeBA)

– 01 de Maio Radio Concordia Isabel Mansione (APdeBA)

Webinars:

O primeiro Webinar contou com a participação de membros do Leste da  Europa (Eslovênia),  Oriente Médio (Israel), África. (Moçambique), Europa. (Espanha) e América Latina. (Grupo de Estudo de Psicanalistas da Comunidade/FEPAL).

O segundo webinar foi sobre medicina tradicional e saúde mental em Moçambique.  Aprofundamento do trabalho e marcos  teóricos em Moçambique,  com Efrain Boia e Romulo Mutemba.

Um terceiro webinar,  está sendo  preparado para 11 de Setembro de 2021, com o Grupo Sophia, composto por psicanalistas da Eslovênia,  e a  presença do Dr Marcelo Viñar e da ex-presidente da FEPAL,  Dra Cristina Fulco.

Participação em Congressos e Atividades Docentes:

Congresso Argentino de Psicanálise: Rosario – Maio 2021.

Congresso IPA: Vancouver- Julho 2021.

Produção de Investigação e Artigos Científicos:

A Subcomissão de investigação na APdeBA IUSAM trabalhou e publicou  Os lutos do imigrante: impactos na saúde mental comunitária. “Migrant’s grief: its impact on community mental health”.

Subcomissão de hospitais e educação para trabalhar em artigos sobre “Interface entre psicanálise, saúde e educação” e outro artigo sobre solidariedade, intitulado “A vida é uma vida em vínculos, ” escrito para ser avaliado pela Revista Caliban “O que faremos para viver juntos”.

Trabalhamos também numa produção coletiva para um artigo submetido a um número especial sobre Comunidade na Revista Psicanálise Internacional chamada ” Violência na Escola: uma abordagem psicanalítica”.

Os artigos científicos produzidos pelo nosso grupo estarão em breve disponíveis na plataforma Bivipsi.

Contato do grupo de estudo por correio eletrónico: Isabel Mansione : isabelinesman@gmail.com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Custom Sidebar

You can set categories/tags/taxonomies to use the global sidebar, a specific existing sidebar or create a brand new one.