As Festas Juninas no Brasil

São comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Nelas se comemoram três  santos populares: Santo Antônio (13/06), São João (24/06), e São Pedro (29/06).

As festas juninas no Brasil, foram trazidas pelos portugueses no período colonial. Desde então, sofreram influências das culturas africanas e indígenas, e possuem características próprias em cada parte do país. Mesmo ocorrendo em todo o Brasil, é no Nordeste que as festas juninas são mais tradicionais e mais celebradas pelos principais estados da região, sendo a véspera e o dia de São João o ponto alto das comemorações. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João Batista e a São Pedro pelas chuvas caídas na lavoura.

Fazem parte da tradição bebidas e comidas típicas, principalmente feitas com milho, já que a época é propícia para a colheita do mesmo.  Entre suas danças típicas se destaca a Quadrilha, que tem sua origem nas danças de salão da França, e consiste em um grande grupo de casais em trajes típicos, que dançam uma coreografia própria, a partir da realização da encenação de um casamento caipira. Temos também muita dança ao som do forró, música popular nordestina, num ambiente especial da festa chamado Arraial. Os arraiais são espaços amplos, geralmente abertos, compostos por várias barraquinhas de comidas e bebidas típicas, também de brincadeiras da época, decoradas com bandeirolas e balões juninos, e com direito a muitos fogos de artifício, ao redor da fogueira.

As festas juninas mais famosas são as de Caruaru, considerada a capital do forró, no estado de Pernambuco, e a de Campina Grande, no estado da Paraíba, considerada não só a maior do Brasil, mas também a do planeta. 

Sociedad Iberoaméricana de Salud Mental en Internet

Código de Ética de SISMI

Federación Psicoanalítica de América Latina.
Está en conformidad con el Código de Ética de SISMI
Nº de Acreditación: 54079 | Fecha de Acreditación: 2 de Septiembre de 2011

SEDE PERMANENTE

LUIS B. CAVIA 2640 APTO. 603
MONTEVIDEO 11300, URUGUAY
INFO@FEPAL.ORG
TEL. / FAX: (598 2) 707 5026
WhatsApp: +598 92 19 19 99

Leia Mais
SFCM, México
X